Cúrcuma: Confira todos os benefícios que essa planta pode te oferecer!

Cúrcuma: Confira todos os benefícios que essa planta pode te oferecer!

O uso de plantas no preparo das refeições e no tratamento de problemas de saúde é muito comum, mas nem todo mundo sabe todos os benefícios que pode obter na natureza.No artigo de hoje vamos falar da Cúrcuma, que é uma especiaria usada há milhares de anos no mundo todo, especialmente na Índia e na China, além de ser muito usada nos EUA para preparar o molho de mostarda.

Apesar de sua fama como especiaria, a Cúrcuma é uma planta medicinal, usada no tratamento de várias doenças, e também ficou famosa por ser uma aliada de quem quer perder peso, e também vamos explicar a seguir se ela realmente ajuda a emagrecer ou não. Confira!

O que é a cúrcuma?

A cúrcuma é uma planta da família do gengibre, e é considerada medicinal por causa dos benefícios que pode oferecer para a saúde, como vamos mostrar a seguir.

A cúrcuma é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos.

cúrcuma

Leia também sobre o Tomilho!

Quais os benefícios da Cúrcuma?

Além de ser usada como ingrediente na cozinha, a Cúrcuma também é considerada uma planta medicinal, oferecendo benefícios para a saúde como os que vamos citar abaixo:

  • Melhora a digestão
  • Ajuda a emagrecer
  • Regula a flora intestinal
  • Melhora a função cerebral
  • Estimula e fortalece o sistema imunológico
  • Alivia os sintomas da Tensão Pré Menstrual

A cúrcuma também é usada no tratamento de alguns problemas como:

  • Artrite, Tendinite e outros processos inflamatórios
  • Problemas gastrointestinais
  • Febre
  • Gripes e resfriados
  • Colesterol alto
  • Crises de asma
  • Problemas no fígado
  • Acne, psoríase e outras inflamações da pele.

Como consumir ?

A maneira mais comum de consumir a Cúrcuma é o pó feito de sua raiz, como especiaria. Você pode usar o pó para temperar saladas, misturar no arroz integral, nos legumes cozidos e no ovo cozido, por exemplo, além de deixar as receitas que levam lentilha muito mais gostosas.

As suas folhas também servem para fazer chá (como ensinaremos a seguir), além de ser vendida em cápsulas e em gel, para uso externo no tratamento de problemas na pele.

Onde comprar? Qual o preço?

Você pode comprar Cúrcuma em pó ou em suplementos (cápsulas ou gotas) em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados.

Seu preço médio é em torno de 10 reais.

Cúrcuma e açafrão é a mesma coisa?

Não, e essa confusão se dá porque a Cúrcuma também pode ser chamada de açafrão-da-terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.

Além disso, tanto o Açafrão quanto a Cúrcuma são amarelos e são usados como tempero, mas o Açafrão vem do estigma de uma flor, e como cada flor só tem 3 estigmas, para fazer 1 kg de açafrão é necessário milhares de flores, fazendo dele um dos temperos mais caros do mundo.

Receita de chá de Cúrcuma

Para fazer o chá de cúrcuma coloque 1 colher (café) de pó de cúrcuma (a raiz ralada e cozida) em 150 ml de água fervente e deixar repousar (em infusão) por cerca de 10 a 15 minutos.

Depois de amornar, beba até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.

Se quiser, acrescente algumas gotas de limão, canela ou gengibre ralado.

Ajuda a emagrecer?

Sim. Como falamos, um dos benefícios relacionados à Cúrcuma é a perda de peso, e isso acontece porque ela tem efeito termogênico, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo, que vai queimar a gordura e as calorias mais rapidamente.

Como falamos, a Cúrcuma também ajuda a melhorar a digestão, o que também favorece a perda de peso, mas é importante lembrar que o emagrecimento depende de vários fatores, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios regulares.

cúrcuma

Todo mundo pode usar?

Não. Apesar de ser uma planta e oferecer vários benefícios, a Cúrcuma tem propriedades medicinais e também pode causar alguns efeitos colaterais como os que vamos falar a seguir.

Além disso, a cúrcuma está contra-indicada para pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula, além de só poder ser utilizada sob orientação médica durante a gravidez e lactação.

Tem efeitos colaterais?

Sim. O uso exagerado da cúrcuma pode causar efeitos colaterais como o enjoo e irritação no estômago.

Gostou do texto?  Então deixe seu comentário!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment