Chia: Para que serve? Quais sãos os benefícios? Emagrece?

Chia: Para que serve? Quais sãos os benefícios? Emagrece?

Existem várias sementes que podem trazer vários benefícios ao corpo e muitas vezes acabam sendo esquecidas na prateleira do supermercado. Dentre elas, podemos destacar, a chia, uma semente que pode trazer vários benefícios ao corpo por ser rica em diversos nutrientes.

Você já conhece a chia? Sabe qual é a importância dela para a sua dieta? Esse artigo é para você continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre ela.

Para que serve a chia?

A chia é uma importante semente que vem sendo muito recomendada até mesmo por especialistas em nutrição. Pois, ela possui vários nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Além disso, é rica em fibras, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados essenciais e seu consumo, pode até mesmo auxiliar no emagrecimento.

Como tomar?

A chia pode ser utilizada no preparo de vários pratos, na salada ou até mesmo em sucos, seu uso é bem diversificado para agradar a todo tipo de público.

O ideal é que ela seja consumida em poucas quantidades, sendo recomendável 25 gramas, o que é equivalente a 2 colheres de sopa.

chia preta

Benefícios da chia

O consumo poderá trazer vários benefícios ao seu corpo, dentre os quais podemos destacar principalmente:

  • É rica em antioxidantes
  • Ajuda na hidratação do corpo
  • Auxilia para manter o equilíbrio dos eletrólitos
  • Reduz a azia
  • Melhora a digestão
  • Reduz os níveis do mau colesterol
  • Regula os níveis de glicose no sangue
  • Ajuda no tratamento da diabetes
  • Auxilia no tratamento de doenças do coração

Você poderá consumir as sementes antes ou durante as refeições para conseguir aproveitar todos os seus benefícios.

Faz mal?

A chia é excelente para quem deseja ter uma alimentação saudável. Porém, algumas pessoas ainda ficam em dúvidas se ela pode fazer mal, visto que tem uma grande capacidade de absorver líquido e pode se expandir com facilidade.

É importante tomar alguns cuidados quanto ao consumo, pois se ela for consumida da maneira correta não irá fazer mal. Contudo, é sempre bom ficar atento aos possíveis efeitos colaterais dessa semente, que são:

  • Pode causar problemas digestivos
  • Risco de câncer
  • Risco de asfixia
  • Pode causar interações com outros medicamentos

O ideal é que você converse com o seu nutricionista para que ele possa dizer qual é a melhor forma de consumir a chia para que ela não faça mal a sua saúde.

Qual o preço da chia?

O preço pode variar consideravelmente conforme o local onde está sendo comprada. Mas, em geral é possível dizer que o preço do seu kg custa aproximadamente R$15,00.

Nas lojas de produtos naturais online é possível encontrá-la com excelentes preços. Dê uma olhada e aproveite as promoções!

branca

Ajuda a emagrecer?

Um dos principais benefícios da chia é que ela auxilia no emagrecimento. Pois, ao consumir essa semente a pessoa irá ter uma grande sensação de saciedade e com isso irá comer menos.

É muito  rica em fibras e quando for absorvida pelo organismo irá absorver muito líquido e inchar. Dessa forma, se transforma em uma espécie de gel, aumentando a dilatação do estômago e diminuindo a fome.

Além disso, quem consome essa semente com frequência consegue evitar o surgimento de gorduras localizadas, que é um dos principais fatores que levam ao aumento de peso.

A chia ajuda a engravidar?

Muitas mulheres ficam em dúvidas se a semente de chia pode ser consumida durante a gravidez, pois nesse período muitos alimentos ficam restritos por que podem causar mal a mãe ou ao bebê.

Contudo, a semente de chia pode sim ser consumida na gravidez, desde que seja em quantidades pequenas. Ao consumir essa semente a mulher irá conseguir absorver seus benefícios, pois ela é altamente nutritiva e poderá fazer muito bem ao corpo.

Algumas pessoas acreditam ainda que a semente pode ajudar a engravidar.

Solta o intestino?

Se você está com o intestino preso, a semente de chia também poderá te ajudar, pois um dos benefícios dela é acabar com a prisão de ventre.

Para dar fim a esse problema você poderá optar por consumir a chia pura ou ela acrescentada em várias receitas, pois em ambos os casos irá trazer resultados excelentes e dar fim ao seu intestino preso.

Ainda tem alguma dúvida sobre a chia? Deixe um comentário que responderemos em seguida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment