Chá de Alecrim: Saiba todos os benefícios dessa bebida para a saúde!

Chá de Alecrim: Saiba todos os benefícios dessa bebida para a saúde!

Você já ouviu falar da erva da alegria? A primeiro momento pode parecer que é algum tipo de erva desconhecida, mas na verdade é nada mais do que o nosso velho alecrim. Também chamado de alecrinzeiro, rosmarinho, erva-coada, rosa-marinha, flor do olimpo, o alecrim é usado como um benfeitor da saúde desde muitos e muitos anos atrás.

A planta possui inúmeros benefícios para saúde, dentre eles acalmar e oferecer um bem estar, a tal da alegria. Uma das formas de mais se beneficiar de suas propriedades saudáveis é como chá de alecrim pois pela infusão elas ficam quase intactas, simples de fazer e com um sabor bem gostoso.

Para que serve?

O chá de alecrim serve para diversas coisas bem diferentes. Há tempos atrás era considerado sagrado pelos gregos, romanos, egípcios e hebreus que usavam a planta para tratar problemas de memória, infecções, má digestão, estimular a circulação e  afecções de pele. Como chá ele é muito indicado para fortalecer a imunidade, reduzir os danos que os radicais livres podem causar, prevenir alguns tipos de câncer e melhorar o fígado e os rins.

Quais são as propriedades?

Dentre as principais propriedades do chá de alecrim estão: antissépticas, antiespasmódicas, estimulantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes e relaxante muscular. Isso se deve aos seus principais componentes que são: borneol, cânfora, pineno, cineol e mirceno.

Como fazer?

Preparar o chá de alecrim é muito simples e não vai tomar praticamente nada do seu tempo, perfeito para ser inserido no seu dia a dia sem atrapalhar sua rotina. É basicamente como o preparo de outros chás.

  • Coloque 1 litro de água em uma leiteira e deixe ferver.
  • Desligue o fogo, insira 1 colher de sopa das folhas de alecrim e abafe com uma tampa para que a água absorva mais rapidamente as propriedades da folha.
  • Deixe uns 10 minutos, coe e é só beber.
  • Para usufruir dos benefícios do chá de alecrim é indicado que você tome pelo menos 3 xícaras dele por dia, logo após as refeições.

Quais os benefícios?

Prepara o papel e caneta, ou melhor, confie na sua memória mesmo.. pois é um dos grandes benefícios do chá de alecrim para lembrar dessa lista extensa. Confira os principais benefícios:

  • Melhora e auxilia na recuperação da memória, podendo até ajudar a prevenir o mal de alzheimer;
  • Previne o câncer;
  • Ajuda no tratamento de bronquite e resfriado;
  • Auxilia no tratamento da diabetes;
  • Ameniza dores musculares e tendinite;
  • Melhora a digestão;
  • Melhora a circulação;
  • Combate a anemia e outros tipos de problemas sanguíneos;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Combate de arritmia cardíaca e problemas cardiovasculares;
  • Regula a temperatura do corpo.

Benefícios para o cabelo

Além dos benefícios citados acima, o chá de alecrim se mostra uma ótima receita para os cabelos. Ele ajuda a combater e prevenir a caspa e ainda é super eficiente contra a perda de cabelo. Ele também fortalece e limpa o couro cabelo, deixando os fios mais macios, brilhosos e com vida. Para isso, faça um chá com 30 gramas de folhas de alecrim desidratadas em um litro de água. Faça o chá normal e deixe que o líquido descanse de um dia para o outro. No dia seguinte use a mistura para enxaguar os cabelos após o uso do shampoo.

chá de alecrim para gripoBenefícios para pele

O chá de alecrim também pode ajudar na aparência e saúde da sua pele. Por ser antioxidante, o chá auxilia no tratamento das rugas, manchas na pele, espinhas, acnes, dermatites, queimaduras e lesões, estrias e celulite. É super indicado para peles oleosas. Para a pele, você deve fazer também a receita do chá normal e depois de coar é só usar um pedaço de algodão para passar a infusão no rosto, deixe agir por alguns minutos e lave.

É bom para gripe?

Sim, o chá de alecrim pode te ajudar a combater aquela gripe chata. É indicado principalmente quando a gripe é acompanhada de tosse e catarros. Por ter ação expectorante, o chá ajuda a limpar o organismo para que volte a funcionar normalmente.

É calmante?

Sabe quando a gente disse no começo que é a erva da alegria? Então, é aí que esse nome começa a fazer mais sentido. O chá de alecrim é muito conhecido por acalmar os ânimos e dar uma felicidade mais leve à vida. Estudos contam que a erva pode ajudar a reduzir a secreção do nosso hormônio relacionado ao estresse chamado de cortisol. Então para pessoas que sofrem com ansiedade, muito estresse e até depressão, esse chá pode dar um certo conforto e a sensação de bom humor. Tome 2 xícaras durante o dia e fique mais leve!

É bom para emagrecer?

Também pode ser um auxiliador do emagrecimento, acredita? Como tem ação diurética, faz com que o corpo elimine o excesso de líquidos. Além disso, a ingestão do chá oferece uma sensação de saciedade fazendo que você coma menos e regula o intestino. Outro ponto importante, ligando ao tópico anterior, como ajuda a tratar a ansiedade, impede que você fique muito ansiosa e busque conforto na comida.

chá de alecrimTem contraindicações?

Apesar de ser uma erva bem tranquila, como todas outras, possui alguns elementos químicos que podem não ser indicados em alguns casos, como: pessoas com histórico de epilepsia e gastroenterites, gestantes, menores de 12 anos e pessoas alérgicas ao alecrim.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment