Canela: Quais os benefícios? E os efeitos colaterais? Tem contraindicações?

Canela: Quais os benefícios? E os efeitos colaterais? Tem contraindicações?

Você já parou para pensar por que todo mundo está usando o chá de canela como fonte  para o emagrecimento e perda de gordura? Claro que você quer saber o que existe por trás dessa bebida que parece ser um milagre da natureza, correto?

Por isso buscamos informações para acabar de vez com suas dúvidas e revelar os segredos da tão amada canela.

Saiba de antemão, que a canela é uma especiaria originária do Sri Lanka e é muito antiga. É nutritiva, antioxidante, curativa, e os benefícios que traz ao nosso corpo são surpreendentes.

Quais os benefícios da canela?

A canela tem sido usada para diversos fins e combates aos problemas do nosso corpo e, por ser natural, quase não causa efeitos colaterais. Seus benefícios são inúmeros e muitos deles, desconhecidos. Veja abaixo:

Com a ingestão de meia porção de canela, é possível baixar os níveis de colesterol e  triglicérides, além de reduz o açúcar no sangue e ajudar no tratamento da diabetes tipo 2.

A canela tem o poder de blindar o corpo de desarranjos no sistema cardiovascular e também ameniza o sofrimento de quem tem doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.

O uso da canela ajuda a prevenir danos às células que provocam o câncer de cólon, devido sua alta concentração de cálcio e fibras. Por esse motivo também, ela é combatente contra a dor nos molares e ainda serve como inibidora do mau hálito, ao ser mastigada ou gargarejada com água.

Estudos mostram que ¼ de pó de canela com mel pode curar uma tosse crônica e sintomas de gripe, além de melhorar a respiração. Eles também afirmam que cheirar o pó da canela ajuda a se concentrar mais, melhora a memória e nos faz ficarmos mais “acesos”, vigilantes.

Ela é eficaz na cura da candidíase e úlceras estomacais, isso por que tem propriedades antibacterianas, de antivírus, antiparasitas e anticépticas. Ela auxilia na indigestão, náusea, vômito, dores no estômago e intestino, acaba de vez com a acidez e diarreia, por isso a chamam de tônico digestivo.

Algo que quase ninguém sabe é que a canela é uma aliada de peso para as mulheres, pois na amamentação ela ajuda na secreção do leite materno, ameniza os mal-estares da TPM e da menstruação e caso ela esteja atrasada, ela pode adiantar o ciclo menstrual em até três dias.

Com poder anti-inflamatório, a canela atua amenizando a dor e problemas de artrite. Por ser diurética, auxilia e muito na secreção e eliminação da urina, reduzindo as chances de você desenvolver a infecção urinária. A dor de cabeça também não tem vez com a canela, que misturada com água e passada na testa, ameniza as dores e até a enxaqueca.

E por último, mas não menos importante, a canela pode ser armazenada por anos sem estragar e por isso é um conservante natural de comida.

Quais os efeitos colaterais?

Nada em excesso faz bem ao corpo, não é verdade? Por isso, até mesmo a canela sendo natural e consumida há milhares de anos, deve ser ingerida com cautela e na dosagem certa.

No entanto, há uma contraindicação para as grávidas, pois a canela tem propriedades abortivas, então fica proibido o uso do chá, do pó ou qualquer variação dela durante a gestação.

Para que serve o chá de canela?

Para muita coisa, principalmente para:

  • Acelerar o metabolismo;
  • Queimar calorias;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a digestão;
  • Regulador de hormônios;
  • Estimula a memória;
  • Faz o sangue circular melhor.

 

Chá de Canela emagrece?

Sim, a canela é eficaz na inibição de gordura, ou seja, ela atua no nosso organismo de forma que reduz o apetite, nos fornece grande quantidade de fibras e aumenta a queima calórica, quebrando as moléculas de gordura e favorecendo a perda de peso.

Curiosidades

  • A canela é cientificamente conhecida como Cinnamomum zeylanicum e é retirada do interior da casca da árvore caneleira. Os ramos são e quando secam, se enrolam, por isso o nome canela em pau; moídos é a canela em pó.
  • Pode ser armazenada por anos sem estragar, desde que guardada corretamente.
  • Além dos benefícios para saúde, ela é usada como tempero em diversos pratos culinários e fica uma delícia.

 

Veja este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para vocês? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Canela: Quais os benefícios? E os efeitos colaterais? Tem contraindicações?

Add Comment