Benefícios do Gengibre

Benefícios do Gengibre

Volta e meia essa raiz tuberosa de sabor picante e peculiar aparece como ingrediente especialmente em receitas para a dieta ou de sucos desintoxicantes. Entretanto, os benefícios que um pequeno acréscimo de gengibre pode trazer para a saúde são tão interessantes quanto o empurrãozinho que ele pode trazer para a perda de peso. Para descobrir as outras funções importantes dessa especiaria, continue a ler o artigo.

Antiinflamatório

Quem nunca tomou chá de gengibre para curar a dor de garganta ou aquele resfriado forte?A raiz tem forte ação analgésica e antiinflamatória, e não é atoa que é ingrediente em xaropes destinados a este fim. Para quem sofre de doenças inflamatórias das juntas ósseas, como é o caso da artrite, tomar um banho usando algumas gotas do óleo essencial de gengibre pode ser um grande auxilio no combate à dor.

Na gravidez

Um dos sinais mais característicos de início de gravidez são os enjoos matinais, que costumam aparecer nas primeiras semanas e durar até o segundo trimestre. Um pedacinho de gengibre, especialmente envolvido com mel, pode ajudar a acalmar os ânimos do seu estômago. Se está faltando apetite pelo mesmo motivo, vale a pena comer gengibre fresco antes do almoço para aguçar o olfato e o paladar.

Para uma digestão saudável

O gengibre é excelente para tratar problemas de digestão, por isso mesmo é componente essencial em laxativos. Ele ajuda a tratar a indigestão, pode diminuir a flatulência, proteger o estômago de medicamentos agressivos, proporcionar alívio à azia e mais do que isso, seu consumo retarda o aparecimento de câncer retal e de cólon.

Afrodisíaco

Por conta de suas propriedades vasodilatadoras, o gengibre pode ser usado para aumentar a libido. O aumento da circulação do sangue ajuda a conseguir e manter uma ereção e aumentar a sensibilidade no clitóris. Ele é especialmente útil a mulheres na menopausa. Para isso, misture um pedacinho de gengibre, uma pitada de canela em pó e uma colher de mel.

Contra cólicas menstruais

O poder antiinflamatório do gengibre ajuda a aliviar as dores provocadas pelas cólicas menstruais, que são causadas pelas contrações do útero em busca de expulsar a menstruação.

Ajuda a emagrecer

Assim como a pimenta e o chá verde, o gengibre é um alimento termogênico. Isso significa que ele aumenta a temperatura do corpo, elevando também o gasto calórico feito durante a digestão dos alimentos. Unindo o consumo de gengibre a uma dieta equilibrada e exercício, em pouco tempo você verá os resultados desejados.

Para apimentar a culinária

O gengibre tem origem na Ásia, e faz especial sucesso na comida japonesa. Quando mantido em conserva, ele é servido como acompanhamento principalmente do sushi. Seu sabor ao mesmo tempo picante e refrescante serve para renovar o paladar após o prato de peixe cru.

Esquentando o corpo

Seja misturando a raiz ralada à bebida ou usando o óleo essencial misturado ao hidratante, o gengibre ajuda a aquecer o corpo rapidamente. Isso é especialmente benéfico nas estações frias, mas nas estações quentes pode favorecer a sudorese excessiva.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment