Benefícios da melancia: Deliciosa e saudável!

Benefícios da melancia: Deliciosa e saudável!

O adequado consumo de frutas na alimentação ajuda a aumentar a quantidade de nutrientes, melhorando a qualidade das refeições e garantindo uma vida mais saudável.

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios da melancia para sua saúde e quais as vantagens de se consumir esta fruta.

Quais são os benefícios da melancia?

As frutas são muito saborosas e podem ser inseridas de forma bastante fácil na alimentação. Além disso, elas contêm fibras e substâncias bioativas que ajudam na manutenção da saúde e também na prevenção de diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

Alguns dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de se comer frutas ainda é ruim, sendo que apenas 19% da população consome as cinco porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, um total de 400 g por dia de frutas e produtos hortícolas.

Alguns dados também mostram que o baixo consumo de frutas e vegetais está entre os dez principais fatores de risco para a mortalidade global, podendo causar diversas doenças como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios da melancia para sua saúde e como esta fruta pode lhe trazer maior bem-estar físico e mental:

Aumento da hidratação corporal:

A ingestão de líquidos é fundamental para o adequado funcionamento do organismo. Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 35 mL por quilo de peso corporal para se manter um nível saudável de hidratação.

Este consumo deve ser preferencialmente de líquidos, mas pode incluir o consumo de alimentos que também tenham alto teor de água, como é o caso da melancia. Esta fruta contém em torno de 95% de água, sendo uma ótima opção para melhorar a hidratação corporal, principalmente nos dias mais quentes;

Ajuda na prevenção de algumas doenças:

A melancia é rica em substâncias consideradas bioativas, tais como o licopeno que promove a melhoria do sistema cardiovascular, melhora a capacidade da memória e também ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer.

Além disso, o licopeno atua na redução dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células;

Contém diversos nutrientes:

A melancia é uma fruta rica em diversos nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde, possuindo quantidades importantes de betacaroteno, de vitaminas do complexo B, de vitamina C, além de também conter diversos minerais entre eles o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também é rica em fibras que ajudam na limpeza do sistema digestivo, além de ajudarem na redução das toxinas e dos resíduos, melhorando, assim, a absorção de nutrientes no trato intestinal;

Ajuda no aumento da saciedade:

A melancia é uma fruta bastante interessante para quem busca reduzir peso, pois auxilia no aumento da saciedade. Isto acontece em função do alto teor de água e de fibras desta fruta que promovem o controle do apetite.

Além disso, a melancia contém baixa quantidade calórica, tendo em torno de 31 calorias para cada 100 gramas, sendo uma ótima opção para ser inserida nas dietas de controle de peso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment