Benefícios da Manga

Benefícios da Manga

A manga é uma fruta cultivada no mundo todo e derivada da Índia. De cheiro e sabores característicos, a manga tem uma polpa amarela suculenta e adocicada, com uma casca que pode variar entre amarelo, verde e vermelho. O tamanho também varia dependendo da espécie da árvore que produzir o fruto, que pode ser do tamanho do punho de uma criança até chegar às mangas “coração de boi”, que de tão grandes parecem com o coração do animal. Mesmo sendo uma das frutas favoritas na alimentação, é possível deixar passar vários de seus benefícios por não conhecê-los. Continue a ler e saiba mais.

Contra as diabetes e o colesterol

As propriedades dessa fruta incluem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o antioxidante mangiferina reduza a absorção de açúcar pelo corpo. Além disso, as fibras naturalmente presentes na manga agem arrastando a gordura presente nos alimentos e no tubo gástrico, reduzindo o colesterol.

Refeição nutritiva

Certos minerais são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano, e você encontra na manga uma boa fonte de alguns deles. Como exemplo temos o ferro, que ajuda a reforçar o sistema imunológico; o cálcio, que age na construção e formação dos ossos; e ainda o magnésio, que previne doenças cardiovasculares e cãibras. A manga também é rica nas vitaminas A e C, que ajudam na proteção do corpo e agem como antioxidantes, impedindo a oxidação das células pelos radicais livres e prevenindo cânceres, alergias e envelhecimento precoce da pele.

Melhora o funcionamento do intestino

A polpa da manga é conhecida por sua textura meio fibrosa, que costuma deixar diversos “fios” presos aos dentes depois de nos alimentarmos da fruta. Esses fios, na verdade, são as fibras da manga, que não são degradadas pelo estômago e agem aumentando o bolo fecal e estimulando os movimentos peristálticos. Além de prevenir a temida prisão de ventre, a passagem das fibras gera uma limpeza no intestino que previne o câncer de cólon.

Ajuda na perda de peso

Pouco ácida e doce, além de rica em água, a manga faz uma excelente sobremesa. Uma porção de 60g equivale a apenas 100 calorias. Isso faz dela a alternativa perfeita para ser inserida nas dietas e planos de emagrecimento. Pode comer sem culpa!

Combate a anemia

A anemia é causada pela falta de ferro, que torna a oxigenação dos tecidos deficiente. A deliciosa fruta é uma ótima fonte de ferro, mineral essencial para o transporte de oxigênio através do sangue, o que ajuda também na produção de mais células vermelhas e melhor circulação. Gestantes, que correm grande risco de desenvolverem anemia, podem encontrar na manga um santo remédio.

Óleo de manga

A manga possui uma grande semente central, de forma oval e levemente achatada, da qual é retirado um óleo com vários benefícios, especialmente para a pele e cabelos. O óleo de manga além de fortificante é emoliente, o que garante recuperar as forças de fios fragilizados e manter a pele hidratada e sem rachaduras.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment