Benefícios da berinjela para sua saúde

Benefícios da berinjela para sua saúde

Sabemos da importância de comermos mais alimentos naturais, aumentando a quantidade de nutrientes das refeições e também ajudando em diversos aspectos da saúde, promovendo maior bem-estar físico e mental. Neste artigo, vamos lhe mostrar os maiores benefícios da berinjela para a sua saúde e como você pode acrescentar este alimento no seu dia a dia.

Quais os benefícios da berinjela para a sua saúde?

A berinjela é uma planta originária da Índia e é considerada um alimento funcional, pois, além de conter diversos nutrientes que são benéficos para a saúde, também contém substâncias bioativas que têm a capacidade de atuar em diversas funções biológicas, melhorando a saúde como um todo e auxiliando na prevenção de várias doenças.

Veja, a seguir, alguns dos maiores benefícios da berinjela para a sua saúde:

É rica em vitaminas e minerais:

Este fruto é rico em muitos nutrientes que são importantes para a saúde, entre eles as vitaminas e minerais que são fundamentais em diversos processos do metabolismo. A berinjela tem altos teores de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, tais como a tiamina (vitamina B1), a riboflavina (vitamina B2) e a niacina (vitamina B3).

Esta contém também diversos minerais em sua composição, tais como o cálcio, o fósforo, o potássio, o magnésio, o manganês, o zinco, o cobre, o ferro, entre muitos outros;

Contém altos teores de fibras:

A berinjela contém altos teores de fibras solúveis e insolúveis. As fibras insolúveis, por exemplo, são importantes para promover a saúde e a limpeza do intestino, melhorando a absorção dos nutrientes.

As fibras solúveis, por sua vez, conseguem se conectar à água, formando um gel que ajuda a reduzir a absorção de gorduras e açúcares, promovendo, assim, maior saciedade e diminuindo a ingestão de calorias diárias, favorecendo os processos de redução de peso.

Além disso, alguns estudos mostraram que a berinjela auxilia na redução do colesterol devido ao seu alto teor de fibras e também por conter polifenóis e flavonoides em sua composição;

Rica em substâncias bioativas:

Alguns alimentos também contêm substâncias bioativas capazes de melhorar diversos aspectos do nosso metabolismo e também auxiliar na prevenção de muitas doenças, como é o caso da berinjela.

Ela contém alguns pigmentos chamados de antocianinas responsáveis pela cor roxa da casca. Estas substâncias são antioxidantes naturais, ajudando no bloqueio dos radicais livres nas células e prevenindo o envelhecimento precoce.

Além disso, a berinjela também contém propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, protege as funções hepáticas, ajuda no controle da pressão arterial e na prevenção da aterosclerose;

Como aproveitar os benefícios da berinjela para a sua saúde?

É possível consumir a berinjela in natura, usando-a em diversas receitas, em forma de suco e em forma de extrato seco de berinjela sendo consumida em cápsulas. A água de berinjela também é muito utilizada e conhecida, principalmente, nos processos de emagrecimento.

Tanto o suco de berinjela quanto a água de berinjela possuem propriedades benéficas à saúde e promovem maior potencial de redução de toxinas, auxiliando na eliminação de líquidos retidos e também estimulando a perda de peso.

Portanto, a berinjela contém muitos benefícios para a sua saúde, sendo rica em propriedades funcionais e em diversos nutrientes, evitando o envelhecimento precoce, ajudando na redução de peso, além de ser facilmente acrescentada no seu dia a dia.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment