Aveia: Para que serve? Quais os benefícios? E tipos? Emagrece?

Aveia: Para que serve? Quais os benefícios? E tipos? Emagrece?

A aveia trata de um ingrediente muito conhecido e consumido pelos brasileiros. Porque além de ser deliciosa, ela também é muito nutritiva e pode trazer vários benefícios a quem a consome, sendo excelente fonte de fibras, vitaminas e proteínas.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a aveia e seus benefícios, esse artigo é para você. Continue conosco e confira a seguir tudo o que você deseja saber sobre ela.

Para que serve a aveia?

A aveia é um ingrediente muito conhecido que pode ser usado em diversas receitas para deixá-las ainda mais deliciosas, como em mingau, pães, massas, bolachas, recheios e muito mais.

Além disso, ela também poderá ser utilizada em sucos naturais, no leite e em frutas, para deixar esses alimentos ainda mais nutritivos. E se desejar, você ainda poderá usar para substituir o cereal matinal, pois já começará a aproveitar os benefícios dela logo pela manhã.

Engorda?

Não, o consumo não irá engordar e por isso você poderá ficar tranquilo quando estiver consumindo esse alimento. Pois, além de ser muito nutritiva, ela ainda é rica em fibras, que são excelentes até mesmo para auxiliar no processo de emagrecimento.

aveia

A aveia solta o intestino?

Mais um dos grandes benefícios, é que ela ajuda a combater o intestino preso, devido a grande quantidade de fibras que possui. Por isso, se você está com prisão de ventre, acrescente a aveia em sua alimentação e em poucos dias seu intestino terá um perfeito funcionamento.

Contudo, é importante que você consuma muita água, pois ao consumir alimentos ricos em fibras sem a ingestão suficiente de água, ao invés de conseguir soltar o intestino, você poderá ter o efeito contrário.

Quais são os benefícios?

O consumo da aveia pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, como podemos destacar:

  • Excelente fonte de energia
  • Ela é um excelente tipo de carboidrato, pois possui um baixo índice glicêmico, assim quem consumir antes de praticar atividades físicas, irá ter muito mais energia e com isso, o seu desempenho será muito maior
  • Auxilia no ganho muscular
  • As pessoas que consomem aveia conseguem ter um melhor desempenho físico, assim será possível conquistar os músculos tão sonhados de maneira mais fácil
  • Melhora a saúde do coração
  • Os grãos integrais ajudam a melhorar a saúde do coração e das artérias, pois irá reduzir a pressão sanguínea e as chances de se ter uma doença coronariana
  • Ajuda a proteger a pele
  • Ajuda a normalizar o ph da pele ajudando a aliviar a coceira e as inflamações
  • Ajuda a reduzir as chances de câncer de cólon
  • De acordo com alguns estudos, as fibras que estão presentes nos grãos podem ajudar a diminuir as chances de a pessoa ter câncer de cólon, por isso o consumo pode ajudar
  • Previne a diabetes

Mais um dos benefícios da aveia é que ela diminui a taxa de absorção dos carboidratos e ajuda a melhorar a sensibilidade a insulina, fazendo com que as chances de se ter diabetes diminua.

pão aveia

 

Aveia é low carb?

A aveia em flocos pode ser considerada low carb por algumas pessoas. Dessa forma, pode ser usada em receitas low carb, desde que em pequenas quantidades. Porém, a farinha não é low carb, por isso seu uso não é permitido nas dietas mais restritivas.

Quando a aveia em flocos é permitida, o ideal é que ela seja consumida pela manhã, pois é quando o corpo precisa de mais energia.

Quais são os tipos?

Os tipos existem são:

Aveia em flocos
Leite de aveia
Farelo de aveia
Farinha de aveia

Cada um desses tipos é mais indicado para uma situação diferente.

Aveia ajuda a emagrecer?

Por ser rica em fibras a aveia irá fazer com que a pessoa tenha maior saciedade e consequentemente perca peso. Todavia, é importante que ela seja consumida em quantidades pequenas, pois ela não possui um baixo teor calórico.


COMO PERDER BARRIGA? CLIQUE AQUI E DESCOMPLIQUE!


Abaixa colesterol?

Ela é rica em fibras que podem ajudar a diminuir o colesterol se for consumida diariamente. O ideal é que a pessoa que deseja diminuir esses níveis de colesterol, consuma cerca de 3 g da fibra tipo beta glucona diariamente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment