Alimentos ricos em vitamina D: confira quais devem entrar na sua dieta

Alimentos ricos em vitamina D: confira quais devem entrar na sua dieta

A vitamina D é uma necessidade de todo ser humano, principalmente mulheres, e que está presente nos raios solares. Essa é a forma mais simples de você ter vitamina D no seu corpo, ficar exposto ao sol, em horários de baixa incidência e também protegido para não ter queimaduras na pele. Porém, embora alguns acham que não, também existem alimentos ricos em vitamina D.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer essa outra forma de adquirir vitamina D. Os alimentos, como consumi-los, quais outros nutrientes presentes neles e outras informações importantes. Confira!

Alimentos ricos em vitamina D e zinco

O zinco é um sal mineral muito importante para a vida saudável do ser humano. Por coincidência, alguns alimentos são ricos em zinco como também em vitamina D. São as carnes, principalmente as que são mais renegadas pela população em geral, como o fígado de boi e de frango, as ostras, a sardinha e o atum em lata e até o óleo de fígado de bacalhau.

Vitamina D e cálcio

O cálcio é essencial para o funcionamento da importantíssima glândula tireoide, além de ser o fomento à força dos ossos do corpo humano. Por isso, alimentos ricos em cálcio são de extrema necessidade para o ser humano.

É possível você encontrar no mesmo alimento uma quantidade alta de cálcio e também de vitamina D. É o caso do leite e derivados, da sardinha em lata, do salmão, das nozes, castanhas e também da linhaça.

Saiba mais sobre a importância da vitamina  A!

Lista dos melhores alimentos ricos em vitamina D

alimentos ricos em vitamina D

Os melhores alimentos para você conseguir vitamina D necessária para todo o seu dia são:

  1. Sardinha e atum em lata
  2. Fígado de boi
  3. Ovos
  4. Iogurte
  5. Queijo cheddar
  6. Manteiga
  7. Óleo de fígado de bacalhau

Esses são os principais alimentos, os que mais possuem vitamina D, mas nenhum deles é tão eficiente como o sol. Vinte minutos de exposição aos raios solares em um horário de menor incidência são suficientes para que você tenha essa importante vitamina em quantidade suficiente para a sua vida.

Conheça também os alimentos com vitamina b12!

Benefícios

A vitamina D controla quase que o corpo humano como um todo, então, a deficiência dele pode causar males graves para a pessoa, inclusive em sistemas muito importantes, como o cardiovascular.

Por isso, ter vitamina D em quantidade suficiente é essencial para que o seu corpo funcione normalmente e o seu sistema imunológico permaneça forte e ativo.

Sem a quantidade suficiente de vitamina D, você fica suscetível a depressão, problemas nos ossos, diabetes, perda de força muscular, doenças no coração, gripes, resfriados, doenças autoimunes e até tipos específicos de câncer.

Em mulheres essa atenção precisa ser ainda mais especial. A falta de vitamina D causa riscos imensos à gravidas, podendo a mãe ter aborto espontâneo e até gerar hipertensão na mãe, o que é muito perigoso para o momento do parto.

Qual a quantidade indicada?

alimentos ricos em vitamina D como leite, queijos e ovos

Diariamente, uma pessoa precisa de 5 a 10 mil quantidades de vitamina D por dia. 90% disso é conseguido com o contato direto com o sol que deve ser diário e por, no mínimo, uns 20 minutos. O restante, com a alimentação normal, equilibrada, saudável, você consegue ingerir.

O que é bom para aumentar a vitamina D?

Além do sol e dos alimentos ricos em vitamina D, uma opção que é passada para muitas gestantes é tomar o suplemento de vitamina D, feito em laboratório. Ele ajuda a manter o nível da vitamina em quantidades necessárias no corpo da mulher e também do homem.

O ideal é que a pessoa consiga essa quantidade de nutrientes a partir dos alimentos ricos em vitamina D e também pelo contato com o sol. Por isso, normalmente, o suplemento só é indicado para grávidas, que precisam muito da vitamina para terem uma gestação tranquila.

Só tome o suplemento de vitamina D, se você precisar e o seu médico indicar. Do contrário, vai gastar dinheiro atoa. Com uma alimentação equilibrada e contato razoável com o sol, a quantidade de vitamina D já é mais do que suficiente para você ter uma vida saudável e com qualidade, sem medo de ser feliz.

Caso tenha ainda alguma dúvida a respeito de alimentos ricos em vitamina D, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment