Alimentos ricos em Fibras

Alimentos ricos em Fibras

Seja para combater a prisão de ventre, seja para controlar o peso, é muito comum ouvirmos falarem das fibras alimentares. Mais comum ainda é que as pessoas não entendam muito bem o que são ou como funcionam as fibras, o que será elucidado através desse artigo. Uma alimentação rica em fibras traz muitos benefícios para a saúde, principalmente do trato digestivo.

O que são?

Fibras alimentares são polissacarídeos de origem vegetal e que não conseguem ser fracionadas pelo trato gastrointestinal do ser humano. Exatamente por não serem digeridas, elas apresentam importantes funções para o processo da digestão.

Funções

Estimulam a mastigação – Assim, promovem a secreção da saliva e do suco gástrico.

Proporcionam saciedade – Por serem digeridas mais lentamente, fazem com que sintamos menos fome.

Regulam o trânsito intestinal – Atrasando o esvaziamento gástrico, as fibras tornam a digestão e absorção dos nutrientes mais lenta.

Atuam no controle da glicemia – Formando um gel em contanto com a água, a absorção de glicose é feita mais lentamente, o que faz que o corpo não tenha picos de glicemia.

Regulam a absorção e regulação de lipídios – As fibras solúveis se ligam a sais biliares que reduzem a absorção de gorduras e colesterol, além de diminuírem especificamente o colesterol LDL.

Formação de ácidos graxos – Servem como substrato para a fermentação por colônias de bactérias que vivem no intestino.

Fermentação de bactérias – São substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta.

Fibras solúveis x insolúveis

As fibras solúveis são conhecidas assim porque absorvem água e a transformam em uma substância gelatinosa que envolve a gordura e impede sua absorção, prevenindo e auxiliando o tratamento do colesterol e da diabetes, além de serem aliadas nas dietas para perda de peso, pois geram sensação de saciedade, diminuem a velocidade da digestão e ajudam no trânsito intestinal.

Já fibras insolúveis não absorvem água, e sua função é acelerar o trabalho do intestino e aumentar o bolo fecal, contribuindo para auxiliar em casos de prisão de ventre e constipação. Fibras insolúveis ajudam na prevenção contra o câncer o intestino porque o protegem do contato com substâncias nocivas.

Ingestão diária

Para um adulto, a ingestão diária de 25 a 30 gramas, distribuídas pelas refeições. Entretanto, deve-se pensar que idosos tendem a ter os movimentos peristálticos reduzidos, e as fibras são muito importantes para manter uma digestão adequada. É imprescindível beber água para a manutenção das fibras no organismo, além de potencializar seu uso.

Carência de fibras

A deficiência de fibras no organismo, a longo prazo, pode trazer problemas cardíacos, colesterol alto e baixa imunidade. Isso porque as fibras agem como substrato para as bactérias benignas fermentarem em nosso corpo, combatendo as bactérias malignas.

Alimentos

Maçã, goiaba, farinha de trigo, sementes, grãos, cereais, farelo de trigo, farelo de soja, batata, limão, laranja, farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada, algas, ervilhas, aspargos e ágar ágar são alguns dos diversos alimentos que você pode começar a incluir em sua dieta para ter melhor absorção de fibras alimentares.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Alimentos ricos em Fibras

  1. alimentos com fibras para o intestino

    - Edit

    Reply

    Obrigada pela informação ! Já agora, algo que me ajudou imenso e que é completamente natural e riquíssimo em fibras, foram as Cascas de Psyllium !! Ajudou-me IMENSO !

Add Comment