Alimentos ricos em Carboidratos

Alimentos ricos em Carboidratos

Principal fonte de energia do corpo, é muito comum que as pessoas resolvam cortar os carboidratos quando querem perder peso, já que é o excesso de carboidratos que gera gordura. Entretanto, isso é bastante perigoso e pode causar fraqueza e até desmaios, porque sem energia nosso corpo não funciona. Na busca por uma alimentação balanceada, devemos sim ingerir carboidratos e nesse artigo falaremos um pouco mais desse importante nutriente.

O que são os Carboidratos?

Carboidratos, assim como as vitaminas, são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Conforme o tamanho, são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Podemos dizer também que os carboidratos são açúcares simples e sua digestão já começa na boca, pois uma enzima na saliva tem a função de fracionar o amido.

Principais funções

Fonte de energia – Os carboidratos necessitam ser supridos regularmente e em intervalos frequentes para satisfazer a necessidade energética do organismo. Os carboidratos, quando fracionados pelo trato digestivo, se transformam em glicose (para a energia imediata) e glicogênio (para armazenamento).
Regula o metabolismo protéico – Os carboidratos poupam as proteínas evitando que o corpo as utilize como fonte de energia, mantendo-as na função de construção de tecidos. Isso é especialmente importante para atletas que querem construir massa muscular, mas evitam carboidratos para não ganhar gordura.

Determina se gorduras suprirão a fonte de energia – Quando o corpo passa por longos períodos de jejum, sem carboidratos para suprir a fonte energética, não existe glicose disponível. É aí que os lipídios são oxidados, e liberam uma quantidade excessiva de cetonas que poderão causar acidose metabólica e levar à morte.

Funcionamento do sistema nervoso central – O cérebro não faz armazenamento de glicose na forma de glicogênio, por isso precisa de suprimento contínuo através da circulação sanguínea. A ausência de nutrição pode causar danos irreversíveis para as células cerebrais.

Eliminação do bolo fecal – Celulose e outros carboidratos estimulam a movimentação do trato digestivo e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal, garantindo que haja uma boa digestão.

Função estrutural – Carboidratos exercem função estrutural nas membranas plasmáticas das células.

Carboidratos simples x complexos

A diferença entre um carboidrato simples e um complexo é que o carboidrato simples é rapidamente digerido, levando glicose imediatamente para a circulação sanguínea, causando um aumento súbito. Nesse grupo, estão biscoitos recheados, xarope de milho, leite e derivados, etc. Já os carboidratos complexos têm estrutura química maior, o que faz com que sejam digeridos absorvidos lentamente, fazendo com que a glicose tenha aumento pequeno e gradual. O segundo tipo de carboidrato é o ideal, e é encontrado no arroz, no pão, na batata e nas massas.

Alimentos

Cereais, ervilhas, aveia, iogurte, maçã,  centeio, açúcar refinado e mascavo, banana não muito maduras, uvas, batata palha, biscoitos salgados, arroz branco e integral, milho, mel, tapioca, batata doce, macarrão e outras massas, bolos, principalmente se preparados com algum farelo com fibras, lentilhas, inhame, mandioca, canjica, trigo, laticínios com baixo teor de gordura e nozes são todos alimentos ricos em carboidratos que você pode incluir em sua dieta.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment