Alimentos que as grávidas não devem comer: Veja a lista de alimentos proibidos!

Alimentos que as grávidas não devem comer: Veja a lista de alimentos proibidos!

Durante a gravidez o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, porque além de ingerir alguma coisa que pode fazer mal à saúde e ao bem-estar da grávida, alguns alimentos podem fazer mal à saúde do bebê, prejudicar a produção de leite materno e até mesmo causar um aborto espontâneo ou um parto prematuro.

Durante o pré-Natal é comum que o médico faça uma listinha de alimentos que as grávidas não devem comer, mas se você ainda não sabe se está grávida ou está em dúvida sobre algum alimento que ele não citou mas que a sabedoria popular diz que você deve evitar (ou o contrário), fique de olho na pesquisa detalhada que fizemos pra te ajudar.

Alimentos que as grávidas não devem comer

Saiba quais são os alimentos que as grávidas não devem comer e quais os riscos que eles oferecem para a saúde da grávida e/ou do bebê:

comida japonesa gravidas nao devem comer

Alimentos crus

Os alimentos crus são mais difíceis de digerir e podem causar refluxo, mas os riscos não param por aí.

Eles causam risco de contaminação por microrganismo que podem ser prejudiciais para a saúde da mãe e do bebê, e se a grávida nunca teve contato com o agente chamado toxoplasma (protozoário encontrado em alimentos crus e mal lavado), existe o risco de ter toxoplasmose, que pode causar malformações como catarata congênita, surdez, retardo de crescimento ou mental e até morte intrauterina, além do risco de aborto ou parto prematuro, dependendo do momento da gestação que a contaminação acontece.

Nessa categoria incluímos a culinária japonesa, que é praticamente toda feita de alimentos crus. Também é preciso evitar o ovo cru, experimentando a massa de bolos, por exemplo, por causa da bactéria salmonela.

Veja também: Remédios que as grávidas não devem tomar

Café

O café, assim como outras bebidas estimulantes e que tenham cafeína, também devem ser evitados, por aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Chás

Os chás realmente podem oferecer muitos benefícios para a saúde e algumas ervas e plantas são realmente consideradas medicinais, mas durante a gravidez, mesmo a ingestão de substâncias naturais deve ser supervisionada.

Existem alguns chás considerados abortivos, como o chá de arruda, de buchinha do norte, confrei, losna, poejo e outros.

Alguns chás aceleram o metabolismo e podem causar mal-estar e palpitações cardíacas, como os chás que têm cafeína, como o chá branco, chá verde, chá mate e chá preto, por exemplo.

Outros chás como o chá de boldo, de canela, de cáscara sagrada e de hidraste podem provocar contrações uterinas, e outros, como o chá de hortelã podem reduzir a produção de leite e prejudicar a amamentação.

Além desses, vários outros chás são contra-indicados durante a gravidez, e é importante se informar melhor antes de pensar que se a substância é natural não pode oferecer riscos.

alimentos gravidas não devem comer

Alimentos ricos em açúcar

É comum acontecer os famosos “desejos” por algum doce, mas é preciso ter cuidado com os excessos, porque alimentos e bebidas muito açucaradas podem causar diabetes gestacional. Essa lista inclui refrigerantes, bolos, tortas, chocolate e outros doces.

Para substituir o açúcar, use apenas os adoçantes do tipo acesulfame-K, sucralose e estévia, e evite os tipos sacarina e ciclamato.

Alimentos ricos em sal

A hipertensão é um dos maiores problemas que devem ser evitados durante a gravidez, e como o sódio aumenta a pressão arterial, é preciso controlar a quantidade de sal.

É importante dizer que as versões zero e light de refrigerantes possuem muito sódio, e não devem ser usadas para evitar o consumo do açúcar, já que o sódio é ainda mais perigoso durante a gravidez.

camarao gravidas não devem comer

Mariscos, crustáceos ou frutos do mar

Além da quantidade de bactérias que eles carregam, os frutos do mar como a ostra, caranguejo, camarão, lagosta, polvo e lula (entre outros) podem causar diarreia e desidratação na grávida, além de existir alguns germes que podem prejudicar o desenvolvimento fetal.

Os peixes que tem altos níveis de mercúrio (como o espadarte e a cavala) também devem ser evitados, porque o Mercúrio tem sido associado a atrasos no desenvolvimento e dano cerebral.

Embutidos

Alimentos embutidos como o presunto, salsicha, salame e mortadela são ricos em sódio, e cheios de conservantes, e como o sistema imunológico da mulher se torna mais ativo durante a gravidez, uma reação exagerada do organismo aos componentes químicos pode causar alergias.

Alimentos não pasteurizados

Evite leite, queijo, iogurte e sorvete se não forem pasteurizados, pois oferecem o risco de contrair bactérias e uma infecção intestinal.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment