Alimentos básicos que mantém em dia a saúde do corpo: Aprenda quais são eles e como consumir!

Alimentos básicos que mantém em dia a saúde do corpo: Aprenda quais são eles e como consumir!

Hoje em dia com tantos alimentos industrializados, tantas refeições prontas e a correria do dia a dia, a maioria das pessoas preferem coisas rápidas ou prontas que nem sempre são saudáveis ou fazem bem para o nosso corpo.

Alimentos saudáveis são considerados por muitos sem graça ou até sem sabor, pois aí que está um grande engano, todo e qualquer alimento quando preparado da forma correta pode ser apetitoso e saboroso.

Existem hoje em dia restaurantes especializados em comidas saudáveis que são bem requisitados. Se você não é um grande mestre da culinária e também não tem muito tempo para se dedicar à cozinha, procure em sua cidade por restaurantes que não abrem mão de servir comida saudável e saborosa.

Alimentos que devem ser inseridos na dieta

Para que possamos reformular nosso próprio conceito de alimentação, devemos em primeiro lugar compreender o básico de toda alimentação, ou seja, alimentos consumidos no dia a dia sem qualquer pretensão, são eles:

  • Cereais e raízes – São alimentos que por serem ricos em carboidratos, fornece mais energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia, já para aqueles que fazem atividades físicas devem ser consumidos em uma quantidade um pouco maior do que a normal.
  • Frutas, verduras e legumes – são essenciais para manter a saúde e o bom funcionamento do organismo, pois são ricos em fibras vitaminas e minerais.
  • Feijão lentilha e a ervilha – Alimentos ricos em proteínas, vegetais, ferro e fibras.
  • As carnes e alimentos de origem animal – São ricos em cálcio e proteínas que dão fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelos, dentes e ossos.

Os alimentos que são considerados não saudáveis são os ricos em açúcares como os doces, as balas, os chocolates, sorvetes, Etc. Também não são saudáveis alimentos fritos com óleos vegetais, margarina ou manteiga e alimentos com excesso de sal, presente na maioria dos alimentos industrializados.

grupos alimentares

Algumas dicas de alimentos saudáveis e suas funções

  • A batata doce é rica em cobre que estimula a produção de colágeno que ajuda a manter a pele firme e preveni rugas.
  • As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que além de conservar o bom funcionamento do cérebro e do coração, deixa a pele mais lisa.
  • As castanhas são ricas em gorduras saudáveis, antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas e minerais e são grandes aliados do emagrecimento.

Lembre-se sempre de buscar uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida e uma vida mais longa. Na hora de fazer suas compras em um supermercado ou pedir um prato em um restaurante, prefira sempre produtos de origem natural, como os alimentos encontrados neste folheto assai, ou dê preferência aos produtos orgânicos.

E mais uma dica de ouro

“Beba bastante água?”

Nosso corpo também é feito de água, essa maravilha da natureza não poderia faltar em nossas dicas, devemos beber ao menos dois litros de água por dia. A água nos traz vários benefícios, além da hidratação, regula a temperatura corporal, desintoxica, absorve e transporta nutrientes e oxigênio.

Então boa sorte na sua busca por uma alimentação rica em proteínas e nutrientes que fazem bem à saúde!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment