Alcachofra: Para que serve? Emagrece? Abaixa o colesterol?

Alcachofra: Para que serve? Emagrece? Abaixa o colesterol?

Existem várias plantas medicinais que são excelentes e podem trazer vários benefícios ao nosso corpo. Dessa forma, ajuda no tratamento de várias doenças e conhecê-las é muito importante, uma dessas plantas que faz muito sucesso devido às propriedades é a alcachofra e por isso, irei falar um pouco mais sobre ela a seguir.

Se você ainda não sabe para que serve a alcachofra nem os benefícios que ela pode te trazer, esse artigo é para você. Continue conosco e confira!

Para que serve alcachofra?

A alcachofra é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de vários problemas de saúde como: anemia, aterosclerose, diabetes, doença do fígado, do coração, hemorroidas, fraqueza, tosse, sífilis e ainda, problema urinários.

Atualmente, ela também está sendo muito utilizada por pessoas que desejam emagrecer. É possível que você a encontre em vários locais e inclui-la em sua alimentação pode trazer muitos benefícios ao seu corpo.

Emagrece?

Se você está em busca da perda de peso e está com dificuldades de alcança-la, saiba que a alcachofra pode sim te ajudar. Além disso, é até mesmo indicada por vários nutricionistas para essa finalidade.

Esse alimento ajuda na digestão, na absorção de vitaminas, a melhorar a função hepática e ainda, possui um baixo teor calórico.

Contudo, se você deseja emagrecer consumindo a alcachofra é importante que você saiba quais são as quantidades adequadas que devem ser consumidas diariamente.

Ela é rica em fibras e por isso ela ainda irá ajudar a melhorar o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade,  o que fará com que o indivíduo coma menos.

consumir


JÁ CONHECE O CHÁ EMAGRECEDOR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!


Alcachofra composta

Se você gosta dessa planta, você ainda poderá encontrá-la na versão composta, que é a união de três plantas para deixar sua fórmula muito mais potente. A alcachofra composta é a união de alcachofra, boldo e jurureba, e é muito indicada principalmente para quem deseja emagrecer.

Essa versão composta ainda irá ajudar a diminuir o colesterol e a regular a glicemia. Também, é possível dizer que a versão irá ser mais diurética e com mais propriedades digestivas, devido ao boldo presente na composição.

A composta pode ser encontrada em farmácias de manipulação e você deverá tomar entre uma e duas cápsulas dela ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

E o chá?

Se você tem interesse, pode ainda consumir a alcachofra em forma de chá. Assim, além de aproveitar todos os benefícios dessa planta, ainda irá se deliciar com o saboroso chá.

Para o preparo você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de folhas de alcachofra
  • Mel para adoçar

Modo de fazer

  1. Você deverá lavar as folhas e em seguida fatiá-las.
  2. Leve a água ao fogo até que ferva. Assim que a água começar a ferver, acrescente as folhas de alcachofra e deixe no fogo por aproximadamente mais 5 minutos.
  3. Desligue o fogo, tampe e deixe agir por 10 minutos.
  4. Coe o chá e se desejar adoce-o com mel.

Você poderá tomar o chá de alcachofra de duas a três vezes ao dia, e o ideal é que faça seu consumo preferencialmente antes de suas principais refeições.

chá de alcachofra

Benefícios da alcachofra

Consumir essa planta medicinal pode trazer vários benefícios ao seu corpo, sendo que os principais que podemos destacar são:

  • Fonte de fibras e antioxidantes
  • Auxilia na perda de peso
  • Fonte de vitamina K
  • É diurética
  • Previne alguns tipos de câncer
  • Melhora a textura da pele
  • Baixo teor de gordura
  • Regula a pressão arterial
  • Previne infecções
  • Pode trazer benefícios aos cabelos

 

 Abaixa colesterol?

Sim, mais um dos benefícios é que ela ajuda a diminuir o colesterol. Pois, ela possui compostos que inibem a síntese dele e aumenta a sua excreção na bílis.

A alcachofra aumenta a pressão?

Não, ao consumir a alcachofra você não  irá ter sua pressão aumentada. Pelo contrário, será possível que você diminua a sua pressão arterial, pois ela possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquido do organismo, ajudando a regular a pressão arterial.

 É abortivo?

As mulheres que estão grávidas deverão procurar um médico para que ele possa dizer se a alcachofra está ou não indicada para elas durante a gravidez. Principalmente, nos três primeiros meses de gestação que é a fase mais delicada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment