Suplementos alimentares

Suplementos alimentares

Quem busca uma alimentação saudável pode eventualmente se deparar com a suplementação alimentar. Mas, afinal, do que se trata? Nesse artigo desvendaremos algumas dúvidas e falaremos sobre alguns diferentes tipos de suplementos e como eles podem te auxiliar.

Para que serve a suplementação

A suplementação serve para complementar a dieta de pessoas que não conseguem certos nutrientes através da alimentação. O mercado de suplementos cresceu bastante no Brasil pois aumentaram bastante o número de praticantes de musculação.

Protéicos

Quem busca a hipertrofia, que é o ganho e aumento da massa muscular, precisa de uma dieta rica em proteína. Nem sempre é possível conseguir tanta proteína assim só através da alimentação, e é aí que entram os suplementos protéicos, que podem ser encontrados em pó ou em barra. Como exemplo, temos o famoso Whey Protein.

Aminoácidos

Um aminoácido é a menor partícula de formação da proteína, o que torna sua absorção muito mais rápida, evita a fadiga muscular e acelera a recuperação do músculo após o exercício. Eles evitam o catabolismo, que é quando o organismo sintetiza as células musculares para conseguir energia.

Hipercalóricos

Tem alta concentração de carboidratos, fornecendo energia e promovem ganho de peso quando utilizados junto a atividades físicas de alto impacto. Porém, se forem utilizados sem a prática de exercício, irá causar aumento de gordura corporal. Não devem ser utilizados em dietas de redução de peso ou definição muscular (cutting).

Termogênicos

Utilizados para auxiliar no emagrecimento ou ajudar a trazer definição, termogênicos utilizam-se de princípios ativos que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, fazendo com que o gasto calórico durante a atividade física seja aumentado. Geralmente as fórmulas também contém estimulantes.

Energizantes (Estimulantes)

A maioria deles inclui cafeína, que tem reações diretas no sistema nervoso central. Isso gera maior poder de concentração e foco, além de trazer bastante energia e disposição, levando o atleta a praticar as atividades com mais intensidade. Frequentemente esse tipo substância está presente nos chamados “pré-treinos”, suplementos para darem energia antes do exercício.

Fitoterápicos

Usados para alcançar emagrecimento, são compostos cujos ingredientes são fibras solúveis e insolúveis. Ambas auxiliam no emagrecimento e na manutenção de peso, pois aumentam a sensação de saciedade, promovem uma digestão adequada e mantém a saúde do intestino. Elas também tratam e previnem a prisão de ventre. Também é possível que esse tipo de produto tenha extratos de ervas, raízes ou frutas com propriedades diuréticas, que buscam diminuir a quantidade excessiva de líquido no corpo que provoca inchaço.

Repositores energéticos

Presentes principalmente nos chamados “pós-treinos”, são fontes de glicose para repor as reservas de glicogênio muscular que foi gasto durante a prática de exercício. Se as reservas não forem repostas, o organismo começa a sintetizar as células musculares, logo, é um anti-catabólico. Dextrose e Maltodextrina são bastante utilizados com esse propósito.

Vitamínico

Como o próprio nome diz, esse tipo de suplemento serve para compensar as carências vitamínicas e minerais – seja de pessoas em convalescência, gestantes, quem tem alguma complicação em absorver esses nutrientes ou até atletas, que costumam ter suas necessidades desse componentes  aumentadas e não conseguem supri-los com a alimentação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment