Verão: Dicas de alimentação!

Verão: Dicas de alimentação!

O verão está chegando novamente e junto com ele o excesso de calor. Nesta época do ano, é muito importante mantermos alguns cuidados em relação à nossa alimentação, evitando a sensação de mal estar nos horários mais quentes do dia e também melhorando nossa qualidade de vida.

Neste artigo, vamos lhe mostrar quais as melhores dicas de alimentação para o verão e o que fazer para se sentir bem sempre.

O que comer durante o verão? Dicas de alimentação

As mudanças climáticas ao longo do ano e o aumento de temperatura durante o verão podem trazer transtornos para as pessoas que continuam comendo alimentos mais pesados e que também tenham digestão mais lenta.

Durante o verão, além de se fazer uma adequada ingestão de líquidos, é importante inserir outros tipos de alimentos, ajudando a manter sua energia e disposição durante o dia mesmo nos dias mais quentes.

Veja, a seguir, algumas dicas de alimentação para se manter bem e em forma durante o verão:

Inclua muitas frutas ao longo do dia:

As frutas são excelentes alimentos, pois são ótimas fontes de vitaminas e minerais, sendo importante a inclusão delas na alimentação, mantendo os níveis adequados de nutrientes. Além disso, as frutas contêm altos teores de água, ajudando a aumentar a hidratação corporal nesta época do ano.

No verão, nosso corpo perde mais líquido e também mais sais minerais. Com o aumento do consumo de frutas, você irá melhorar a reposição destes líquidos, além de aumentar a ingestão destes sais minerais que são perdidos.

As frutas também ajudam a controlar a fome mantendo a digestão mais leve e também melhorando o controle da saciedade e do apetite devido à alta quantidade de fibras em sua composição, sendo ótima opção para os lanches saudáveis entre as refeições principais.

Inclua de 5 a 6 porções de frutas ao longo das refeições. Só tome cuidado com as frutas cítricas, sempre buscando lavar bem as mãos após a manipulação das mesmas, pois a exposição ao sol pode gerar queimaduras graves na pele;

Evite alimentos muito gordurosos:

Os alimentos ricos em gorduras como alguns cortes de carnes, os laticínios com mais gorduras, além de diversos alimentos processados, atrapalham a digestão e aumentam a temperatura corporal. Assim, você irá sentir mais cansaço, sonolência e também sentirá uma sensação de mal estar;

Beba muito líquido!

De todas as mudanças fundamentais de alimentação durante o verão, o aumento da ingestão de líquidos, principalmente de água, é a mais importante. O baixo consumo de água poderá gerar náuseas, vertigens, reduzir a pressão arterial, causando até mesmo a sensação de desmaio.

Mantenha uma garrafa com água sempre com você. O ideal é ingerimos 35 mL de água por quilo de peso corporal. Se estiver realizando alguma atividade física, aumente a ingestão, pois a perda de líquidos é maior. Você também pode optar pelo uso de isotônicos que contêm eletrólitos e aceleram a reposição de líquidos e de sais minerais;

Assim, siga estas dicas de alimentação para conseguir aproveitar bem o seu verão e se sentir bem disposto e cheio de energia durante todo este período.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment