Terçol: O que é? É contagioso? Tem cura ou tratamento?

Terçol: O que é? É contagioso? Tem cura ou tratamento?

Acordou com aquele terçol e não sabe o que fazer? Vamos ensinar todos os métodos caseiros para amenizar os sintomas e curar

Parece que o terçol aparece sempre nas horas menos apropriadas. Você acorda naquela semana com compromissos importantes e sente aquela dor e incômodo no olho, vermelhidão e, em algumas vezes, secreção. Geralmente o terçol não é muito doloroso, incomoda de certa forma, mas o que as pessoas mais reclamam é sua característica antiestética.

O mais comum é o terçol se manifestar em crianças, porque elas não têm muitos cuidados ao manusear objetos infectados e não tem uma noção higiênica formada, por isso costumam brincar e mexer com as mãos em todo lugar e logo depois tocar no rosto ou coçar a região dos olhos. Aí as bactérias se instalam e causam o terçol.

Se você está com um terçol e quer se livrar logo dele, não se preocupe no texto a seguir você vai descobrir saber todas as informações necessárias, o que é o terçol, como ele surge se é contagioso e todos os métodos para você amenizar os sintomas e curá-lo. Não perca mais tempo e veja agora!

O que é terçol? Como ele surge?

O terçol é uma inflamação de uma glândula sebácea dos cílios que ficam nas pálpebras dos olhos. Essa glândula inflama devido a uma bactéria, incha e causa desconforto e dor na base do olho. Pode ser que atinja a pálpebra de cima ou a de baixo.

O terçol não atinge mais nenhuma área do olho, os sintomas principais são inchaço, vermelhidão, dor fraca e incômoda ao piscar.

O terçol é causado pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococos), a bactéria causa uma inflamação na glândula sebácea e se parece com um furúnculo no olho.

Pessoas que costumam coçar os olhos com muita frequência e sem lavar as mãos antes, têm mais probabilidade de adquirir terçol mais vezes do que as pessoas que não tem esse hábito.

É contagioso?

O terçol não é contagioso de pessoa para pessoa, mas pode ser contagioso para o outro olho não infectado.

Se ao manusear o olho infectado com o terçol e você for coçar ou mexer no outro olho saudável sem lavar as mãos corretamente, é muito provável que você transfira a bactéria para o outro olho e em breve desenvolva terçol nesse também.

Sempre que for passar a mão no rosto ou fazer a higiene e tratamento no olho com o terçol, lave bem as mãos logo após para não correr esse risco.

Qual o tratamento para o terçol

O terçol por ser uma inflamação simples, não é necessário que você procure um médico para isso, ao identificar todas as características do terçol, você poderá de casa mesmo iniciar o tratamento para a cura.

Compressa de água morna

A primeira providência é colocar meio litro de água filtrada para ferver, assim que levantar fervura desligue e deixe que esfrie até que fique morna. Assim você terá água esterilizada para fazer a compressa no terçol.

Com um algodão limpo ou um pano, molhe na água morna e coloque no olho com o terçol até esfriar, logo depois molhe novamente na água morna e faça isso por 20 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia.

O tratamento com a compressa morna fará que a inflamação expulse o pus da glândula e assim o terçol se curará mais rapidamente.

Sementes de coentro

As sementes de coentro estão entre os remédios naturais mais eficazes para a cura do terçol. Coloque uma xícara de água para ferver, assim que levantar fervura junte uma colher de chá de sementes de coentro, deixe esfriar em infusão. Depois de fria a solução, coe as sementes e use o líquido para limpar o olho afetado pelo terçol, pelo menos 3 vezes ao dia.

Você vai e surpreender com os resultados rápidos que a compressa de água morna e o chá de semente de coentro vão fazer com o terçol.

Chá de salsa

Ferva uma xícara de água e desligue o fogo, logo depois adicione 4 talos de salsa fresca e deixe em infusão até que fique apenas morno. Após isso molhe um algodão limpo no chá de salsa morno e aplique nos olhos como uma compressa pela manha e a noite antes de dormir.

Chá de camomila

Se em casa você não tiver as flores de camomila in natura, você poderá fazer o chá de saquinho mesmo. Ferva uma xícara de água e ao levantar fervura desligue o fogo e adicione os dois saquinhos de chá de camomila, após 10 minutos coloque o próprio saquinho de chá sob o olho afetado, deixe descansar por 10 minutos, e repita, só colocar dentro da xícara novamente para ficar morno. Faça essa compressa de duas a três vezes por dia.

Todas essas dicas são infalíveis.

Se os sintomas do terçol persistirem por mais de 10 dias, procure um médico.

Um terçol comum dura de 3 a 5 dias até sua cura.

Veja este vídeo para mais informações:

Para dúvidas nos deixe comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment