Sintomas da dengue: Saiba aqui quais são!

Sintomas da dengue: Saiba aqui quais são!

Ao notar os primeiros sintomas de um possível resfriado é comum procurar uma farmácia e comprar medicamentos sem prescrição médica. Mas certas doenças podem se agravar quando são ingeridos os remédios errados. Muito parecida com um resfriado, a dengue quando diagnosticada precocemente pode ser tratada e evitar que se agrave. Por isso, é essencial saber como essa doença se apresenta para saber a hora de procurar um médico e evitar a automedicação. Conheça os sintomas da dengue e como identificá-los.

Entenda o que é a dengue

A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Há 4 tipos de vírus da dengue, sendo o 4º tipo sem diagnósticos no Brasil. Após contrair qualquer tipo de dengue, o paciente tem imunidade ao vírus que pegou, mas pode apresentar a doença novamente em grau mais severo.

Os sintomas da doença podem se apresentar de 3 a 15 dias depois da picada, mas pode haver casos onde o paciente não sente nada de diferente. A dengue pode aparecer em duas variações: a dengue clássica e a hemorrágica. Se não tratada, a doença pode ser fatal já que afeta a imunidade do corpo sendo uma porta aberta para outras doenças.

Sintomas da dengue clássica

A dengue clássica é a forma mais leve da doença atingindo adultos e crianças. São raros os casos de óbito e ela pode ser tratada com sucesso. O paciente pode apresentar febre alta de 39°C a 40°C que tem duração de até uma semana.

Além disso, aparecem manchas vermelhas na pele que provocam coceira. O paciente sente dificuldade em exercer tarefas básicas devido ao cansaço, dores musculares e nas articulações e forte dor de cabeça. Também podem ser observados quadros de sangramento na gengiva e protuberâncias na pele.

Ao observar os sintomas é essencial procurar um médico, já que só assim é possível confirmar o diagnóstico da dengue. Também é importante evitar a automedicação, já que o organismo pode ter sensibilidade a certos medicamentos. Para que a doença seja tratada de forma completa é necessário repouso e beber muita água para manter-se hidratado. Podem ser tomados medicamentos prescritos apenas pelo médico para controlar a febre e quadros de dor.

Sintomas da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é a variação da doença que mais preocupa os médicos, afinal pode levar ao óbito se não tratada imediatamente. Ela se apresenta com os mesmos sintomas da dengue clássica, o que faz com que muitas pessoas ao notarem o desaparecimento dos primeiros sintomas não procurem o médico. É nesse ponto que começam a aparecer os sintomas da dengue hemorrágica que tem esse nome devido aos quadros de sangramento.

O paciente começa a apresentar uma diminuição no número de plaquetas e sangramentos nasais, gengivais, gastrointestinais e urinários e surgem hematomas na pele. A dengue hemorrágica pode levar a um quadro de choque onde a pessoa tem uma queda na pressão arterial, desequilíbrio da pulsação, agitação e pode levar ao óbito em até 24 horas.

O tratamento da dengue hemorrágica deve ser feito no hospital e havendo o quadro de choque é imprescindível que o paciente procure ajuda médica.

A dengue pode ser confundida com um resfriado e ignorada, tornando o tratamento tardio e as chances de recuperação muitas vezes difícil. Ao conhecer os sintomas da dengue e como identificá-los, você saberá quando procurar ajuda médica e evitar que a doença se agrave.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment