Repelente natural: como fazer? Veja receitas

Repelente natural: como fazer? Veja receitas

Nos últimos tempos, o uso de repelente deixou de ser motivo de preocupação quando vamos em parques e se tornou um cuidado diário, afastando possíveis manifestações de vários tipos de doenças que temos enfrentado. Porém, o uso de repelentes industrializados não se mostra uma opção viável para quem precisa cuidar da pele ou é alérgico a alguns produtos utilizados pelas grandes fabricantes.

Por isso, uma excelente saída é a produção dos repelentes caseiros, que além de protegerem, podem ser feitos seguindo suas próprias necessidades. Veja as nossas receitas e saiba como se proteger dos insetos que tanto assombram nosso dia a dia.

Ingredientes pra toda obra

Na prática, alguns ingredientes são indispensáveis para fazer repelente natural. São eles principalmente as frutas cítricas, citronela, eucalipto e hortelã. Por si só, esses ingredientes são capazes de conseguir afastar praticamente todo tipo de inseto de perto de você.

E seguindo nessa linha, uma receita de repelente natural é a seguinte:

• Folha de hortelã;

• folha de laranja ou limão;

• água natural fervida;

• álcool

Ferva um copo de água, coloque 4 folhas de laranja ou limão e 3 folhas de hortelã. Mexa bem e cubra o copo até esfriar. Depois de resfriado, coe a água (que fica parecendo um chá) e misture com uma xícara de álcool. Coloque em um frasco de spray, mexa e deixe na geladeira. Pronto, você já tem um poderoso repelente contra moscas, mosquitos, formigas, pulgas, carrapatos e borrachudos à sua disposição.

Um repelente natural forte e um bem simples

Considerando os principais problemas com insetos, o repelente acima já é capaz de eliminar grande parte dos problemas. Porém, vamos supor que você quer algo mais forte, um produto capaz de afastar até mesmo animais peçonhentos como aranhas, escorpiões, baratas e ratos. Nesse caso, temos uma receita especial:

Repelente natural para usos pesados

• 1 litro de vinagre de maçã;

• 100 ml de álcool;

• Menta, lavanda, hortelã e alecrim, todos na mesma proporção de 10 gramas ou duas colheres moídas;

• 20 cravos da índia;

• Jarra de vidro com tampa.

Misture todos os ingredientes em uma jarra e deixe misturar por 3 semanas. Diariamente, agite a jarra, permitindo que as ervas se misturem e soltem suas essências sem vazar. Após esse período, coe o líquido, separando as ervas, que podem ser jogadas fora. Deixe o líquido em um recipiente fechado e separado. Em uma garrafa spray menor, preencha metade da garrafa com o líquido e o restante com água. Sempre que for usar esse repelente, utilize essa proporção de metade com o líquido e metade com água.

É importante mencionar que esse repelente tem um cheiro muito forte. Porém, quando seca, o cheiro evapora, ficando apenas seu efeito.

Uma receita fácil

Por fim, uma ótima solução para quando precisar de repelente natural e não tiver nada por perto é usar folhas de hortelã isoladas e passar sobre a pele. Concentre-se em passar principalmente nas dobras dos braços e dos joelhos, além de pescoço, braços e batatas da perna. Com isso, conseguirá manter grande parte dos insetos afastados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Add Comment