Repelente caseiro: Funciona? Como fazer? Veja receitas!

Repelente caseiro: Funciona? Como fazer? Veja receitas!

O uso de óleos essenciais de plantas de forma caseira ou em produtos artesanais para repelir mosquitos e insetos está se tornando prática comum. Muitas pessoas questionam se estes repelentes naturais de fato funcionam e como estes podem ser feitos em casa também.

Veja, neste artigo, o que são os repelentes caseiros e se eles funcionam, como fazer e também algumas receitas para o seu dia a dia.

Os repelentes caseiros realmente funcionam?

A utilização de plantas como repelentes para insetos é uma prática bastante antiga, sendo citada, inclusive, na literatura greco-romana, onde é bastante comentado o uso de folhas e frutos da cidra.

Em algumas regiões da Índia, as mulheres costumam aplicar todos os dias a cúrcuma em óleo vegetal para se protegerem dos mosquitos. No México, o urucum dissolvido em óleo vegetal também é bastante usado como repelente contra mosquitos e outros insetos durante as pescarias ou no trabalho agrícola.

Atualmente, os repelentes naturais mais utilizados são o piretro, a citronela e a andiroba. Estas duas últimas, por sua vez, foram acrescentadas em diversos repelentes comerciais e também em produtos como velas, incensos que ajudam a espantar os insetos e mosquitos do ambiente.

A manufatura e o uso comunitário de repelentes à base de plantas também vêm sendo propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (OMS, 1993), indicando-se a mistura de óleo de citronela e do álcool canforado como repelentes contra mosquitos e outros insetos.

Veja, a seguir, receitas de repelentes caseiros para se fazer no dia a dia:

Repelente caseiro de cravo:

Ingredientes:

  • 500 mL de álcool líquido comum a 70%;
  • 10 gramas de cravo-da-índia (equivalente a um pacote);
  • 100 mL de óleo para o corpo;

Forma de preparo:

Misture o álcool com os cravos, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por 4 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.

No final do período, coe a solução, retirando todos os cravos, acrescente o óleo corporal e agite. Está pronto para utilizar;

Repelente caseiro de citronela:

Ingredientes:

  • 200 gramas de planta seca e triturada de citronela;
  • 1 litro de álcool líquido comum a 70%;

Forma de preparo:

Misture o álcool com a planta da citronela, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por, no mínimo, 8 e por, no máximo, 21 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.

No final do período, coe a solução, retirando todos os restos da planta e guarde num frasco escuro. Está pronto para utilizar;

Repelente caseiro de capim-limão:

Ingredientes:

– 50 gramas de planta seca de capim-limão;

– 250 mL de álcool líquido comum a 70%;

Forma de preparo:

Misture o álcool com a planta do capim-limão, utilizando um frasco fechado e que não seja transparente. Deixe esta mistura descansando por 15 dias, agitando duas vezes no dia, pela manhã e à noite.

No final do período, coe a solução, retirando todos os restos da planta e guarde num frasco escuro. Está pronto para utilizar.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment