Remédios caseiros para a sinusite: Descubra como se livrar desse mal!

Remédios caseiros para a sinusite: Descubra como se livrar desse mal!

A sinusite é uma doença infecciosa e/ou inflamatória que faz muita gente sofrer. Dor de cabeça, sensibilidade facial, corrimento e congestão nasal e sensação de “peso” são alguns do sintomas que tiram o sono de muitas pessoas. Podendo ser causada por um vírus, bactérias, fungos ou até desencadeada por alergias diversas, a sinusite faz com que o inchaço e inflamação se torne um acúmulo de muco, bloqueando a circulação.

Para você que convive com esse mal, há algumas remédios caseiros para a sinusite que ajudam no alívio da dor e proporciona dias menos sofridos.

Melhores remédios caseiros para sinusite

Existem ótimos remédios caseiros para a sinusite e para ajudar mais rapidamente a se livrar desse mal, é indicado beber muita água para diluir o muco e descansar para facilitar a recuperação.

Vapor de eucalipto

Coloque 1 litro de água fervente em uma bacia e acrescente 5 gotas de óleo essencial de eucalipto com 1 colher de sal. Fique com a cabeça em cima da bacia inalando o vapor por até 10 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. Esse remédio caseiro para sinusite tem propriedade expectorante e anti-séptica, que alivia a congestão nasal e limpa a obstrução.

Além do vapor de eucalipto, o vapor provindo de uma banho de ducha quente também pode auxiliar bastante no alívio dos sintomas. Faça isso de 5 a 10 minutos diariamente até a melhora.

Irrigação Nasal

A irrigação nasal pode ser feita usando uma seringa ou outro dispositivo de irrigação. Você pode realizar a irrigação nasal feita de uma mistura com 1 colher de sal e meia colher de água oxigenada em um corpo de água morna. Faça isso uma vez ao dia até obter o alívio. Outra forma é misturando metade de uma colher de conservas com sal e uma pitada de bicarbonato de sódio em um corpo de água morna. Faça essa irrigação de 2 a 3 vezes ao dia por um período de uma semana. Esse remédio caseiro para sinusite ajuda a limpar o muco e outros detritos de sua face.

Cebola

Coloque pedaços pequenos picados de cebola em uma panela de água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Inale por alguns minutos a mistura e depois coe e beba o líquido. Repita de 2 a 3 vezes por dia durante uma semana. A cebola age como um descongestionante e possui compostos de enxofre que combatem bactérias e fungos.

Alho

Coloque em uma panela de água fervendo 2 a 3 dentes de alhos picados e inale algumas vezes durante o dia por alguns minutos. Outra opção é comer o alho fresco esmagado. Esse alimento age como um antibiótico natural e propriedades antifúngicas, sendo mais benéfico se sua sinusite for causada por bactérias.

Gengibre

Ferva um pedaço de 5 cm de raiz de gengibre fresco em fatias em uma panela por cerca de 10 minutos. Coe a mistura e acrescente sumo de limão e mel. Beba o chá de 2 a 3 vezes ao dia até melhorar a sinusite. O gengibre tem propriedades antivirais, antibióticas e anti-inflamatórias, e possui as polyohenols, que ajuda a diminuir a secreção de muco e manter a motilidade ciliar nasal normal.

Se interessou pelo tema? Confira este artigo falando sobre remédios caseiros para curar gripes.

Açafrão

Coloque uma pitada de açafrão em pó em um copo de água morna e gargareje algumas vezes ao dia. O cúrcuma presente no açafrão tem propriedades antibióticas, antivirais e anti-inflamatórios que ajudam a tratar a congestão e infecções. Seu composto curcumina auxilia na cura do inchaço e na limpeza das vias respiratórias.

Vinagre de Maçã

Coloque duas colheres de vinagre de maçã em um copo de água morna e misture com uma colher de mel. Beba a mistura 3 vezes por dia por 5 dias. Esse remédio caseiro para sinusite possui propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de infecções.

Rábano

Pegue uma pitada de rábano ralado fresco, coloque na sua boca até o sabor sumir e depois engula. Faça isso por algumas vezes ao dia durante uma semana. O rábano tem altos níveis de enxofre e funciona como antibiótico natural e ajuda a eliminar o muco as passagens nasais.

Óleo de orégano

Ponha algumas gotas de óleo de orégano em meia xícara de água fervente. Inale o vapor da mistura para abrir as vias aéreas e limpar o congestionamento. Repita isso todos os dias até a infecção sumir. Esse remédio caseiro para sinusite possui propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e funciona como um anti-inflamatório.

Para mais informações assista a este vídeo:

E aí, gostou das dicas de remédios caseiros para sinusite? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment