Relaxante muscular: Cuidados ao tomar o medicamento!

Relaxante muscular: Cuidados ao tomar o medicamento!

Os medicamentos utilizados para gerar alívio de dores e relaxamento muscular estão entre os mais usados pelos brasileiros que, na busca por uma solução rápida para reduzir o desconforto físico, optam pela automedicação, podendo causar diversos problemas de saúde no longo prazo.

Veja, neste artigo, o que é o relaxante muscular, quando usar e quais os cuidados que devem ser tomados ao se utilizar estes medicamentos.

Onde comprar medicamentos relaxante muscular?

Você encontra esse tipo de medicamento em qualquer farmácia do Brasil, porém, também é possível comprar online e recebê-lo no conforto da sua casa. Pesquisamos alguns preços, percebemos que a Drogaria Araújo e Drogaria Onofre possuem os melhores preços e promoções.

Clique aqui para comprar na Drogaria Araújo

botao-araujo

Clique aqui para comprar na Drogaria Onofre

drogaria onofre

O que é o relaxante muscular?

A atividade muscular se inicia no Sistema Nervoso Central e termina na contração muscular. Alguns medicamentos podem atuar durante este processo, modificando a atividade muscular e promovendo mudanças no Sistema Nervoso Central com ação periférica ou de ação direta no músculo.

Este tipo de remédio é utilizado para doenças que afetam o sistema nervoso, tais como a esclerose múltipla, a doença do neurônio motor, a paralisia central e também é usado no caso das lesões na cabeça ou nas costas, principalmente no caso das dores musculares lombares ou cervicais.

Os relaxantes musculares são divididos em relaxantes de ação central, sendo seletivo no Sistema Nervoso Central, relaxantes com ação direta, atuando na musculatura, e os bloqueadores neuromusculares. Basicamente, eles atuam prevenindo e reduzindo os espasmos musculares que ocorrem de forma involuntária, geralmente com uma contração repentina, causando muita dor.

Os medicamentos com atuação direta são mais facilmente encontrados e são os mais utilizados pela população. Entre os relaxantes musculares mais conhecidos do mercado estão o metocarbamol, ciclobenzaprina, carisoprodol, metaxalone e fenilbutasona, estando disponíveis em forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos.

Quando usar o relaxante muscular e quais cuidados tomar?

Infelizmente, o uso indiscriminado de medicamentos é bastante expressivo. Os relaxantes musculares estão na lista dos remédios mais utilizados por pessoas com dores crônicas, como o caso das dores nas costas. Este problema foi bastante reduzido com a exigência de uma receita médica para a compra deste tipo de medicamento.

Na busca por um alívio da dor e na redução dos sintomas, homens e mulheres abusam do uso de analgésicos (para aliviar a dor) e relaxantes musculares (para reduzir a tensão muscular), o que acaba tornando tanto o diagnóstico quanto o tratamento de diversos problemas de saúde bastante difíceis.

Como o uso destes medicamentos mascara a dor e atrapalha na motivação do paciente em buscar uma ajuda de algum profissional da saúde, algumas pessoas passam muito tempo sem identificar os reais problemas causadores da dor, podendo inclusive, gerar um agravamento do quadro daquele paciente no médio e longo prazos.

Outro problema grave relacionado à automedicação é a administração de doses inadequadas destes remédios. Mesmo os analgésicos mais simples, como o paracetamol ou a dipirona, se administrados em doses erradas, podem causar diversos efeitos colaterais ao paciente, incluindo problemas de estômago e de rins, além de alguns efeitos secundários como vertigens, cansaço, sonolência, alterações de humor, entre muitos outros.

Nunca faça uso de medicamentos por conta própria. Antes de utilizar um relaxante muscular, faça uma avaliação com algum médico para que este possa prescrever de forma adequada ao seu problema o melhor medicamento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment