Pozato Uni: Conheça este contraceptivo de emergência!

Pozato Uni: Conheça este contraceptivo de emergência!

Mesmo as pessoas que se cuidam e se previnem em algum momento por descuido pode ter esquecido de usar camisinha ou de tomar os remédios regularmente e por isso é preciso recorrer a um método de emergência, como o Pozato Uni também conhecido como pílula do dia seguinte, uma dosagem elevada de hormônio que serve para prevenir gravidez indesejada. Esse tipo de medicamento não deve ser tomado com frequência, pois a sua eficácia diminui a cada dosagem em curto período. E antes de tomar o Pozato Uni é necessário que você leia com atenção a bula para saber sobre as contra indicações e possíveis efeitos colaterais. Para saber mais confira o artigo:

Quanto custa o Pozato Uni?

O Pozato Uni é uma pílula conhecida como método contraceptivo de emergência, ou popularmente chamado de pílula do dia seguinte, pois deve ser tomado o mais rápido possível após uma relação sexual desprotegida, não ultrapassando o prazo de 72 horas, pois a cada hora a porcentagem de eficiência é diminuída.

O Pozato Uni apresenta 88% de eficácia se tomada nas primeiras 24 horas após a relação sexual, e essa porcentagem vai diminuindo ao longo das horas restantes.

O valor do Pozato Uni é variante de acordo com a farmácia e a região onde você está, mas a média de preços não ultrapassa R$ 20 reais. Mas mesmo sendo de fácil acesso e de baixo valor não é recomendado que ele seja tomado com frequência, sendo que o método não deve ser utilizado mais de 3 vezes no ano, pois com mais frequência ele é utilizado maiores são as chances de ele não funcionar, por isso deve ser utilizado apenas em casos de emergência e não como método contraceptivo regular. Além disso, as doses de hormônio são altíssimas, o que pode causar desregulação no organismo.

É eficaz?

A eficácia do Pozato Uni está diretamente relacionada a período que ele é tomado, ou seja, nas primeiras 72 horas após uma relação sexual desprotegida, de preferências nas primeiras horas, e também com a frequência em que ele é tomado, sendo que não é recomendado o seu uso frequente. A média é que ele não seja tomado mais de 3 vezes ao ano, pois a cada dosagem uma quantidade enorme de hormônio é inserida no corpo e isso faz com que aos poucos a sua eficácia diminua, por isso é preciso que o organismo se recupere desses hormônios que recebeu.

O Pozato Uni como o nome mesmo diz é um medicamento de dosagem única, então o quanto mais rápido ele for tomado, mais eficaz ele será. A porcentagem de eficácia é alta, desde que você não tenha feito uso dele ou de algum similar há pouco tempo.

Quais são os efeitos colaterais?

O pozato uni assim como outros métodos contraceptivos de emergência possuem altas doses de hormônios que vão ajudar a prevenir uma gravidez indesejada, pois isso ele pode causar alguns efeitos colaterais nas primeiras horas, como o vômito, dores de cabeça, sonolência, cansaço extremo e fadiga. Caso você apresente vômito nas primeiras 12 horas antes de tomar o Pozato Uni é necessário que você tome o medicamento novamente, pois ele pode não ter entrado em ação no seu organismo ainda. Outros efeitos colaterais são:

  • sensibilidade, principalmente nos seios.
  • inchaço por causa da retenção de líquido.
  • Dores no abdômen e na barriga.
  • ganho de peso
  • pressão alta

 

Outro efeito colateral muito recorrente após tomar o Pozato Uni é a alteração do ciclo menstrual, por isso se você tomou o medicamento e a sua menstruação atrasou não se preocupe logo nos primeiros dias com uma possível gravidez, pois pode ser apenas um atraso por causa da pílula. Além disso, o Pozato Uni pode provocar também o adiantamento do ciclo.

Posso beber depois de tomar

A dúvida de muitas pessoas após tomar o Pozato Uni é se pode ingerir bebidas alcoólicas depois de tomar o medicamento com medo de que isso possa cortar o efeito dele. Não é recomendado que seja feito o consumo de bebidas alcoólicas nas primeiras horas após tomar o Pozato Uni, pois elas podem potencializar os efeitos colaterais e até mesmo diminuir a eficácia da pílula. Após o período de 72 horas já é possível beber normalmente. Mas a qualquer sinal de efeito colateral ou qualquer outro sintoma anormal é recomendado procurar um médico.

Saiba mais sobre as pílulas do dia seguinte com este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 3,75 out of 5)
Loading...

Add Comment