Período fértil: Como calcular corretamente?

Período fértil: Como calcular corretamente?

Saber o seu período fértil pode ajudar a aumentar as chances de engravidar e saber em quais dias você estará mais suscetível à gestação, porém a maioria das mulheres tem dúvidas na hora de calcular o seu período fértil e acaba não utilizando essa informação. Saiba como calcular o período fértil corretamente e use-o a seu favor.

Período fértil

O período fértil é quando a mulher está ovulando, sendo o momento ideal para tentar engravidar. O período fértil costuma durar sete dias e é nesse momento que o óvulo sai do ovário em direção ao útero podendo ser fertilizado pelo espermatozóide, que é o que dá início à gestação.

Como identificar o período fértil?

O período fértil pode ser identificado por um corrimento vaginal sem odor e transparente, semelhante à clara de ovo. Além disso, nesse período a mulher costuma sentir mais calor, já que sua temperatura corporal está elevada.

Como calcular o período fértil?

O período fértil normalmente acontece 14 dias após a menstruação e a ovulação ocorre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data. É importante saber que o cálculo do período fértil dá resultados em ciclos menstruais regulares, ou seja, aqueles que sempre acontecem no mesmo espaço de tempo. Em ciclos irregulares é difícil prever o período fértil.

Portanto, para calcular o seu período fértil você terá que observar o primeiro dia da sua menstruação passada e o número de dias que seu ciclo menstrual costuma durar, que pode variar entre 20 e 45 dias. Tendo o número de dias em mente, basta fazer os seguintes cálculos:

Número de dias do seu ciclo menstrual / 2 = X

1º dia da sua última menstruação + X = Y

Y – 3 = 1º dia do seu período fértil

Y + 3 = Último dia do seu período fértil

Por exemplo, imagine que uma mulher teve sua menstruação no dia 5 e seu ciclo menstrual dura 30 dias, basta fazer o cálculo: 30/2 = 15. Depois faça 5 + 15 = 20. Em seguida faça 20 – 3 = 17 e 20 + 3 = 23. Logo, o período fértil desta mulher começará no dia 17 e terminará no dia 23.

Calculadora online

Se você não quiser fazer esses cálculos sozinha, pode optar pelas calculadoras de período fértil online. Há diversas opções na internet e para utilizá-las é importante que você saiba o primeiro dia da sua última menstruação e quantos dias duram os seus ciclos menstruais. Também é importante que você tenha um ciclo menstrual regular ou o cálculo pode dar errado.

Ciclo menstrual Irregular

Para as mulheres que possuem ciclo menstrual irregular, calcular o período fértil é uma missão difícil e elas devem atentar-se aos sinais como corrimento para identificá-lo. Porém outra maneira de calcular o período fértil se o seu ciclo menstrual for irregular é registrar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual subtraindo 18 dias do ciclo que for mais curto e 11 dias do ciclo mais longo. Por exemplo, se uma mulher teve o seu ciclo mais curto em 21 dias e o mais longo em 27, basta fazer: 21 – 18 = 3 e 27 – 11 = 16. Logo, seu período fértil será entre o 3º e o 16º dias do ciclo menstrual.

Assim, calcular corretamente o período fértil poderá ajudá-la a planejar sua gravidez e aumentar suas chances de gestação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment