Obesidade mórbida: Descubra as causas e entenda melhor o problema!

Obesidade mórbida: Descubra as causas e entenda melhor o problema!

A obesidade já é considerada um problema de saúde pública, porque está atingindo cada vez mais pessoas de todas as idades no mundo todo, e quando o excesso de peso e de gordura no corpo é muito maior, a pessoa pode ser considerada como tendo obesidade mórbida.

A obesidade mórbida é uma doença crônica e pode causar várias doenças, além, é claro, da morte, como o próprio nome sugere. Por isso, é importante ficar informado sobre as formas de combater esse problema, se tem tratamento ou cirurgia, e dos riscos que ele oferece. No artigo de hoje reunimos todas essas respostas e falamos sobre tudo que você precisa saber sobre a obesidade mórbida. Veja a seguir.

Causas da obesidade mórbida

A obesidade mórbida é uma condição agravada da obesidade, e pode ser causada por vários fatores além do consumo exagerado de alimentos calóricos:

  • Sedentarismo
  • Predisposição genética (quando os pais são obesos)
  • Distúrbios emocionais que podem causar uma compulsão alimentar
  • Alterações hormonais causadas por algumas doenças, como a síndrome do ovário policístico, síndrome de Cushing ou hipotireoidismo, por exemplo
  • Uso de medicamentos que estão associados ao ganho de peso

Qual é o IMC de quem tem obesidade mórbida?

A obesidade mórbida é quando o IMC (Índice de Massa Corporal) ultrapassa o valor 40, ou seja, entra no Grau 3 de obesidade. Vale lembrar que o IMC considerado normal varia entre 20 e 25.

Para calcular o IMC é simples: Basta você dividir o seu peso (kg) pela sua altura (metros) ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 (170×170 = 28700) e 80 Kg terá o IMC de 27 (80 dividido por 28700 = 0,0027).

Tem tratamento? E cirurgia?

Sim, existe tratamento para a obesidade mórbida, que reúne médicos (clínico geral e endocrinologista) e nutricionistas, que vão ajudar a reduzir o peso através de reeducação alimentar e dieta, além de tratar toda e qualquer doença (como diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos e hipertensão, por exemplo) ou problema associado ao sobrepeso. Para acelerar o processo com saúde, também é indicada a prática de exercícios físicos, além do acompanhamento com um psicólogo, como falaremos a seguir.

A obesidade mórbida também pode exigir o tratamento medicamentoso, mas como eles podem afetar o sistema nervoso e geralmente mostram resultados muito lentos, não é usado como única forma de tratamento, e sempre de forma temporária.

Quando o emagrecimento é muito lento (mais de 2 anos sem resultados significativos) ou em casos mais graves (quando há risco de morte), pode ser indicada a cirurgia bariátrica para a redução do estômago, que vai ajudar o paciente a sair dessa condição de forma mais rápida.

Obesidade mórbida efeitos

Obesidade mórbida e depressão

Como falamos, durante o tratamento da obesidade mórbida pode ser aconselhado ter um acompanhamento psicológico, pois além de essa condição poder ser causada por problemas emocionais que levam à compulsão alimentar, o tratamento precisa de muita motivação e esforço emocional.

Além disso, a obesidade mórbida pode causar um quadro de depressão, por causa das doenças envolvidas, os riscos e as frustrações que esse quadro pode causar, por causa das limitações físicas e estéticas, já que estará fora dos padrões de beleza, dificultando ou impossibilitando os relacionamentos amorosos.

É deficiência física?

Como falamos, a obesidade mórbida causa muitas limitações físicas e de locomoção, e muitas vezes precisa de acomodação especial. Por isso, desde 2015 os obesos nessa condição podem solicitar os mesmos direitos de um deficiente físico, mesmo que a obesidade mórbida não seja considerada de fato uma deficiência física.

O obeso mórbido pode aposentar por invalidez?

Muitas pessoas não sabem, mas o obeso mórbido pode aposentar por invalidez. Para isso, é necessário comprovar a incapacidade permanente de trabalhar, causada pela dificuldade (ou incapacidade) de locomoção, que é causada pelos problemas articulares, principalmente nos joelhos e na coluna, pelas doenças que já citamos anteriormente ou por problemas emocionais, por exemplo.

Caso não seja o caso de incapacidade permanente de trabalhar, o paciente com obesidade mórbida também pode requerer o auxílio doença, que vai ser concedido enquanto o obeso não estiver em condições de trabalhar.

Como prevenir a obesidade mórbida?

A principal forma de prevenção contra a obesidade mórbida é a conscientização sobre a importância em realizar atividades físicas regulares e ter uma alimentação adequada e saudável.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment