Mioma: Sintomas, prevenção e tratamento

Mioma: Sintomas, prevenção e tratamento

Existem muitos problemas relacionados às mudanças hormonais nas mulheres. Alguns deles podem ficar anos sem serem identificados já que não apresentam sintomas aparentes. Outros podem causar transtornos graves e até mesmo causar problemas como a infertilidade e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Conheça, neste artigo, um destes problemas. Iremos mostrar o que é o mioma, como prevenir e como tratar adequadamente.

O que é o mioma?

O mioma é um tumor benigno que surge no útero e que aparece num grupo grande de mulheres, em torno de 80% já tem ou terão o problema. Alguns estudos mostraram que o mioma surge com mais frequência em mulheres entre 18 e 40 anos de idade, durante o período fértil, já que este tumor está relacionado à produção de estrogênio.

Normalmente, após a menopausa, com a redução dos níveis de estrogênio, há uma diminuição dos sintomas causados pelo mioma e, muitas vezes, até mesmo a redução de tamanho do tumor.

Em boa parte dos casos, não há presença de sintomas, sendo este problema identificado muitas vezes, por acaso, durante um exame abdominal, exame pélvico ou em ultrassonografia solicitada pelo ginecologista. Portanto, é fundamental buscar ajuda e tratamento assim que o problema for identificado.

A presença dos sintomas está diretamente relacionada à quantidade de miomas, ao tamanho dos mesmos e também à localização destes. Quando surgem sintomas, o sangramento uterino aumentado passa a ser o mais comum, podendo, inclusive, criar um quadro de anemia. O diagnóstico do mioma pode ser realizado através de um histórico clínico completo, com o toque vaginal e também através de uma ultrassonografia.

Como prevenir e tratar o mioma?

As mulheres que apresentam o mioma, mas não têm sintomas aparentes, não necessitam realizar o tratamento. Nestes casos, apenas é necessário o acompanhamento e a realização dos exames ginecológicos de rotina. Caso não haja a presença de sintomas, mas o mioma tenha um volume muito grande ou que provoque compressão ureteral, é importante buscar o tratamento com o médico especializado.

O objetivo do tratamento do mioma é a redução e o alívio dos sintomas, sendo os principais deles estão relacionados ao controle hormonal com o uso de anticoncepcionais orais, de progestágenos e antiprogestágenos, de anti-inflamatórios não esteroides, entre diversos outros medicamentos, ou mesmo com a intervenção cirúrgica como a histerectomia, a miomectomia e a embolização.

Vale lembrar também que o tratamento somente deve ser indicado após uma extensa avaliação da paciente, já que este poderá variar de acordo com a idade, com o período hormonal, se a paciente deseja ou não engravidar, e dependerá também da quantidade e da intensidade dos sintomas, assim como do tamanho e da localização dos miomas.

Conclusão

Os miomas são tumores benignos que surgem no útero, podendo aparecer em até 80% das mulheres. Grande parte destes miomas não apresentam sintomas, sendo identificados muitas vezes por acaso nos exames de rotina.

No entanto, em alguns casos podem apresentar sintomas que causam desconforto e que devem ser adequadamente tratados para evitar o agravamento do problema.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment