Menopausa precoce: Saiba quais os sintomas!

Menopausa precoce: Saiba quais os sintomas!

As mulheres possuem dois ovários que pertencem a duas funções diferentes dentro do organismo, ao sistema reprodutor que possui a função de maturar e liberar os óvulos para serem fertilizados, e ao sistema endocrinológico, que são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos. As duas funções juntas produzem o ciclo menstrual da mulher durante seus anos reprodutivos.

Com o passar do tempo, assim como a mulher, seus ovários também envelhecem e perdem sua funcionalidade, a reprodução. Geralmente isso ocorre quando a mulher está na faixa dos 50 anos, contudo, podem haver casos no qual a mulher teve uma disfunção hormonal, e assim, seus ovários começam a parar de funcionar antes dos 40 anos de idade, ocorre o que chamamos de menopausa precoce. Se você deseja saber um pouco mais sobre a menopausa para entender melhor como ela ocorre no organismo feminino e como tratar, continue lendo esse artigo que a seguir nós tiraremos todas as suas dúvidas.

O que é menopausa?

A menopausa é uma disfunção hormonal que acarreta as mulheres. Com o passar dos anos, os ovários femininos vão envelhecendo e ocorre com isso ocorre a deficiência na produção dos hormônios sexuais femininos, isso é o que chamamos de menopausa. Na maioria dos casos, a mulher começa a ter os seus sintomas de menopausa entre os 45 e 55 anos de idade, contudo existem mulheres que começam a possuir os sintomas antes ou depois dessa fase.

Na menopausa é um dos períodos em que a mulher sofre várias alterações, visto que ela começa a ter irregularidades menstruais, até que esta acabe,  redução na freqüência dos ovários produzidos, deficiência na produção dos hormônios sexuais, assim como a diminuição da sua fertilidade. A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, desde que ocorra na idade certa.

Qual a idade?

A menopausa é o período no qual a mulher para de ovular e assim perde sua fertilidade, não podendo então ter mais filhos, por isso é bastante conhecida como “passar de idade”, pois esse é o momento que ela perde uma das suas melhores capacidades, a de ter filhos.  Não existe uma idade exata para que a mulher comece a ter a menopausa, visto que isso varia de mulher para mulher. Contudo, na maioria dos casos, a idade certa para a mulher começar a sofrer a menopausa é entre os 45 a 55 anos de idade, período que pode variar de acordo com o estilo de vida daquela mulher.

Porém, existem casos que a mulher pode começar a ter os seus sintomas de menopausa bem antes dessa idade, antes mesmo dos 40 anos de idade, isso é o que chamamos de menopausa precoce, e este tipo de menopausa deve possuir um maior cuidado e a mulher deve fazer um acompanhamento médico para tratá-lo.

Tem que tomar medicamentos?

A menopausa é algo que faz parte da vida natural de uma mulher, por isso, o mais recomendável seria passar esse período de maneira natural e sem fazer o uso de nenhum tipo de medicamento, a não ser utilizar métodos naturais para o seu tratamento. Contudo, os sintomas da menopausa são muitos, e grande parte das mulheres não conseguem lidar com eles de forma natural, assim acabam recorrendo aos remédios.

Por isso você pode optar se deseja ou não fazer o uso de algum medicamento, pois isso não é algo definido, varia de mulher para mulher. Mas os médicos recomendam muito o uso de produtos naturais para ajudar nesse período.

Quais os sintomas da menopausa?

A menopausa possui vários sintomas, dentre os quais podemos destacar:

  • Irregularidade na menstruação;
  • Ausência da menstruação por mais de 3 meses seguidos;
  • Calor excessivo;
  • Secura varginal;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Infertilidade;
  • Alterações bruscas de humos;

Esses são os principais sintomas que acarretam a maioria das mulheres durante o período da menopausa, contudo não são os únicos, e os sintomas variam de mulher para mulher. É aconselhável que a mulher procure um médico durante a menopausa, para que este consiga de examinar e receitar o melhor para você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment