Mayaro: O que é? Causas? Quais sintomas? Tratamento?

Mayaro: O que é? Causas? Quais sintomas? Tratamento?

Os Epidemiologistas e cientistas de todo mundo estão preocupados com um vírus que vem se espalhando com muita força. Trata-se do Mayaro que foi indentificado por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e foi encontrado com maior intensidade primeiramente no Haiti. O vírus de Mayaro causa febre hemorrágica muito semelhante ao que ocorre nos casos do chikungunya.

Vale ressaltar que esse vírus não é totalmente novo, alguns casos já haviam sido relatados já nos anos 50, apenas com sintomas mais leves, muito diferente do que vem aparecendo nos dias atuais. Cientistas chamam atenção que a identificação de várias pessoas com o vírus Mayaro pode ser o início de um problema de saúde mundial grave. Surtos já estão sendo relatados na região do Caribe. Uma das principais dificuldades na hora de identificar o Mayaro é o fato dos seus sintomas serem muito parecidos com a chikungunya.

Os cientistas revelaram também que o vírus encontrado por eles no Haiti é geneticamente diferente de todos que haviam sido descobertos anteriormente, um dado que realmente tem preocupado toda comunidade médica.

Causas do Mayaro

O Mayaro é causado pela picada do mosquito, sendo que os casos mais frequentes ocorrem nas zonas de mata e floresta. Isso ocorre principalmente porque o vírus Mayaro é conhecido como um arbovírus, sendo que os mosquitos transmissores desse mal estão o Aedes aegypti e Haemagogus janthinomys, tendo os macacos como os principais hospedeiros.

Por essa razão, existe uma preocupação extra por parte dos profissionais da saúde de fazer com que a população entenda a importância de agir de maneira preventiva para controlar a doença como por exemplo: eliminar possíveis focos que possam existir dentro das casas, como, água parada, acúmulo de objetos que possam reter essa água, além de usar sempre repelentes que afastem esse mosquito.

Sintomas do Mayaro

Como mencionado anteriormente, os sintomas do Mayaro são muito semelhantes aos da chikungunya, sendo que os principais são:

  • Indisposição e febre repentina, sendo que esses fatores podem evoluir para dores nas articulações e de cabeça.
  • Cansaço excessivo
  • Articulações inchadas, ao contrário do que ocorre na dengue, esse inchaço pode perdurar por meses.
  • Ardência e dores nos olhos.

Tratamento do Mayaro

Ao constatar os primeiros sintomas do Mayaro é fundamental que o indivíduo procure um médico imediatamente. Somente o médico por meio de exames será capaz de identificar se realmente ele está sofrendo com essa enfermidade. Na maioria dos casos, os primeiros sintomas do Mayaro são cansaço e febre intermitente.

A única forma de identificar com precisão se a pessoa está mesmo com Mayaro ou não é a realização de um exame feito no sangue do paciente. Através dele será possível identificar qual o tipo de vírus que causou a enfermidade, e o médico poderá dar o diagnóstico com mais certeza e indicar o melhor tratamento.

Apesar de todos os esforços de pesquisadores e cientistas, ainda não existe um remédio específico para curar a febre Mayaro. Todos os tratamentos que sejam passados pelo médico têm como principal objetivo aliviar os sintomas, como por exemplo são utilizados: analgésicos, antitérmicos, muito repouso e o consumo de bastante líquido para manter o organismo hidratado (pelo menos dois litros de água).

Na maioria das vezes, os sintomas acabam passando após duas semanas de tratamento, com exceção do inchaço encontrado nas articulações, esse sintoma pode durar por até seis meses, dependendo do caso, sendo necessário o monitoramento constante de um profissional qualificado.

O melhor “tratamento” contra o Mayaro ainda é a prevenção, afinal, dessa forma o mosquito será mantido afastado. Para isso, as pessoas precisam trabalhar para eliminar todo tipo de foco do mosquito. As principais medidas são:

  • Colocar areia nos pratos usados em plantas;
  • Manter garrafas e baldes com a boca virada para baixo;
  • Trocar sempre a água dos animais;
  • Depois de alguma chuva, checar todos os pontos da casa para ter a certeza que em nenhum lugar possa ser encontrada a água parada.

A febre Mayaro está se propagando de uma maneira muito rápida em todo o mundo, por esse motivo existe uma preocupação constante dos profissionais de saúde a fim de elaborar um plano de contingência. É fundamental que a população exerça o seu papel com responsabilidade para um combate mais efetivo.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment