Kit de primeiros socorros: Itens indispensáveis!

Kit de primeiros socorros: Itens indispensáveis!

Não é possível prever quando acontecerá uma emergência, mas é importante estar preparado. Ter um kit de primeiros socorros é uma medida preventiva para acidentes de diferentes portes, pequenos, médios e até grandes, pois será possível agir com rapidez e ministrar os primeiros cuidados.

O kit de primeiros socorros deve estar presente em todas as empresas independentemente do tamanho, segmento ou quantidade de funcionários. É uma obrigação legal de acordo com a Norma Regulamentar 7.5.1: “Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. O material deve ser guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.”

Em casa, as pessoas devem montar também um kit de primeiros socorros e manter em local de fácil acesso, livre de umidade e poeira. Há uma lista básica que todo kit precisa ter:

  • 1 par de luvas de látex descartáveis – Serve para evitar o contato com as secreções da vítima para não provocar uma infecção.
  • 1 Tesoura– Serve para cortar gazes, esparadrapos, pedaços de roupas para fazer uma mobilização, etc.
  • 1 pinça – Serve para retirar algum objeto encravado na pele.
  • 1 termômetro – é utilizado para medir a variação da temperatura. É importante precisar a temperatura pois febres altas precisam ser tratadas imediatamente, para evitar convulsões.
  • 1 embalagem de algodão para limpar qualquer tipo de ferimento. As versões discos ou bolinhas são mais indicadas por serem mais higiênicas e práticas.
  • 1 pacote de hastes de algodão flexíveis para limpar ferimentos onde a água não tenha conseguido penetrar com eficiência ou retirar corpos estranhos dos olhos.
  • Bolsa térmica gel quente-fria reutilizável – Serve para compressas quentes ou frias e alivia os sintomas causados por febre, cólicas, picadas de insetos, lesões, inflamações da pele, queimaduras leves, etc.

A compressa fria é usada para reduzir a dor, edemas, inchaços, fadiga muscular e câimbras.

A compressa quente aumenta a circulação, dilata os vasos sanguíneos e facilita a entrada de remédios via cutânea.

  • 1 rolo de fita adesiva – Conhecida por esparadrapo, essa fita serve para fixar as gazes e ataduras e garante maior durabilidade do curativo, além de proteger o machucado quando aplicado diretamente sobre as articulações.
  • 3 embalagens de curativos BandAid – é utilizado para cobrir pequenos ferimentos. É muito prático e é útil ter embalagens de diferentes tamanhos grande, redondo, quadrado e pequeno.
  • 4 ataduras – Serve para cobrir ferimentos, imobilizar a área lesionada ou dar firmeza em casos de lesões internas.
  • 3 embalagens de gazes– Serve para estancar sangramentos, limpar ferimentos, fazer compressas e usar como curativo. É útil ter embalagens de tamanhos variados: pequeno, médio e grande.
  • 1 frasco de água oxigenada –Usada para desinfecionar feridas. Volume 10.
  • 1 vidro de antisséptico – Serve para limpar, tratar e proteger machucados e ferimentos, inibindo a procriação de micro-organismos. Além de promover cicatrização e ação anestésica.
  • 1 frasco de soro fisiológico a 0,9% – Utilizado para lavar área lesionada como arranhões, mordidas e outros tipos de ferimentos. Prepara o machucado para receber água oxigenada, o antisséptico e a cobertura do curativo.
  • 1 vidro de álcool 70% – Serve para desinfecionar as mãos e os instrumentos antes e depois do uso.
  • Antitérmico – Para baixar febres altas, acima de 37,5ºC.

Algumas pessoas também inserem dentro da caixa dos primeiros socorros medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, para vômitos, alergia, indigestão, etc. No entanto é proibido por lei (artigo 25 do Decreto 20.931) prescrever, ministrar ou aplicar remédios sem ter responsabilidade técnica para isso.

No caso de acidentes em casa ou no trabalho, o fundamental é manter a calma, aplicar os primeiros socorros e chamar imediatamente a assistência médica. Tenha à vista uma lista com os telefones úteis da região (médicos, ambulâncias, corpo de bombeiros, hospital, Defesa Civil, etc).

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment