Influência do sono na saúde

Você tem um sono de qualidade? Poucas pessoas sabem, mas a saúde de seu sono é fundamental para que organismo funcione corretamente. A má qualidade do sono está associada a várias doenças, como depressão, ansiedade generalizada, distúrbios do sono, e quanto pior é o dormir, mais distante da melhora está o indivíduo. Nesse artigo, falaremos da importância de uma noite bem dormida e como isso afeta o físico e psicológico do ser humano.

Benefícios do sono

Previne a obesidade – Durante o sono, nosso organismo produz uma substância capaz de controlar a sensação de saciedade. Pessoas que dormem mal têm menor quantidade dessa substância, por isso tendem a ganhar peso. Além disso, pessoas que dormem de 6 às 8h queimam mais calorias do que aquelas que têm o sono fragmentado. Está de dieta? Hora de rever seu sono.

Consolida a memória – É quando dormimos que o cérebro consolida o que aprendemos durante o dia, fazendo com que retenhamos as memórias. Pessoas com problemas de sono tendem a ter problemas de memória.

Melhora o desempenho físico – Se você vai à academia todos os dias, tem uma alimentação balanceada e mesmo assim não vê resultados, talvez esteja faltando dormir melhor. O hormônio GH é liberado durante o sono, reduzindo acúmulo de gordura e aumentando o tônus muscular. Não é atoa que atletas da malhação costumam usar hormônios sintéticos que repetem a ação do GH.

Combate a hipertensão – Um sono profundo e ininterrupto está associado a bons níveis de pressão arterial. A noite mal dormida deixa o corpo em estado de alerta, o que pode elevar a pressão, e quando isso acontece de modo frequente, com o tempo o indivíduo pode apresentar hipertensão.

Fortalece o sistema imunológico – Quando nos privamos de um bom sono, caem o número de células de defesa do nosso corpo, nos deixando mais suscetíveis a doenças.

Sono de má qualidade afeta emoções e memória

Foi publicado um estudo na Frontiers in Neuroscience cujos pesquisadores descobriram que a má qualidade do sono resulta em um menor ritmo de atividades cerebrais. As áreas mais afetadas incluem o neocórtex, a amídala e o hipocampo – a parte do cérebro responsável peças emoções. Os cientistas afirmam, a privação do sono causa déficits na cognição, atenção, afeta a memória e a concentração. A falta de sono também foi associada ao desenvolvimento de doenças crônicas e outros distúrbios, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

O que fazer pra dormir melhor

Dormir bem é fundamental, mas nem sempre sabemos o que fazer para melhorar a qualidade do sono. Aqui vão algumas dicas:

Cuidado com a alimentação – Faça refeições leves antes de dormir, para que a digestão não acabe atrapalhando. Fuja de alimentos contendo cafeína ou outra substância energizante.

Primeiro, relaxe – Ao invés de chegar do trabalho e ir dormir, procure desestressar tomando um banho morno antes de dormir.

Posição campeã – É natural mudar de posição durante o sono para diminuir a pressão sobre alguns pontos do corpo. A posição recomendada pelos especialistas é de lado, com um travesseiro sobre a cabeça e outro entre os joelhos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment