Imunidade: Como aumentar? Quais os melhores alimentos?

Imunidade: Como aumentar? Quais os melhores alimentos?

É muito importante que o corpo humano esteja sempre com uma imunidade alta, pois ela é o que nos defende de doenças, e quando a imunidade está baixa estamos mais propensos a ser infectados por vírus, como o da gripe, ou até mesmo doenças mais graves. Além disso, com a imunidade baixa nos sentimos mais cansados, menos dispostos e atrapalha até mesmo o nosso humor. Mas é possível recuperar a imunidade por meio da alimentação, sabia? Escolher os alimentos corretos pode auxiliar a melhorar a sua imunidade e evitar que qualquer doença lhe faça mal, pois os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e diversas outras substâncias que o corpo necessita para poder funcionar melhor. Se você souber quais são os melhores alimentos para aumentar a imunidade não precisará de recorrer a suplementos para melhorar a sua saúde.

Em qual época a imunidade fica mais baixa

A imunidade, ou seja, as defesas do nosso organismo dependem de diversos fatores para estarem sempre alta e nos protegendo de doenças, porém existem determinadas épocas do ano que ela ficam mais baixa e qualquer gripe ou resfriado nos ataca. E muitas pessoas culpam o inverno por isso, dizem que a mudança do tempo faz com que nos sentimos mal e mais propensos a ficar doentes, porém isso ocorre não só por causa da mudança do clima, mas sim pelos lugares que ficamos. Com o inverno e tempo frio chegando é comum que os lugares fechados fiquem mais cheios de pessoas que querem se abrigar do frio, dessa forma, muitas pessoas circulando em um mesmo local fechado faz com ele seja um ambiente perfeito para a transmissão de vírus e bactérias pelo ambiente. Desse modo, o sistema imunológico precisa trabalhar mais para defender o organismo e acaba ficando com baixa imunidade e em determinado momento pode pegar alguma doença.

Então nessa época é preciso ter uma atenção redobrada para a alimentação, que é onde consumimos alimentos que podem ajudar a aumentar a imunidade, ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos e também tentar diminuir o estresse diário.

Principais alimentos que aumentam a imunidade

A nossa alimentação é uma das principais responsáveis pela manutenção de uma boa imunidade do corpo, pois é por meio dos alimentos que consumimos que vamos receber vitaminas, minerais e muitas substâncias que precisamos para que o organismo trabalhe bem. Os principais alimentos que ajudam a aumentar a imunidade do corpo são as frutas frescas, legumes, e alimentos que não são industrializados, mas em muitos casos nós não consumimos a quantidade certa deles. Confira a lista abaixo com os principais alimentos para aumentar a imunidade:

  • Alho: O alho pode ser utilizado em diversos tipos de comida, pois é um dos temperos mais versáteis que existem, além disso, ele contém substâncias que ativam a alicina, que é responsável por combater as infecções e as bactérias. Pessoas que consomem mais alho são menos propensas a ter resfriados.
  • Caldo de galinha: com certeza quando você ficou resfriado, ou alguém que você conhece, lhe mandaram tomar caldo de galinha, pois é totalmente verdadeira a afirmação de que ele ajuda na recuperação de gripes e resfriados, e ainda aumentam a imunidade, pois o frango libera o aminoácido cisteína, que é responsável por combater bactérias e fortalece o sistema o imunológico.
  • Iogurtes: Os lactobacilos vivos presentes no iogurte são bactérias saudáveis que o nosso corpo precisa para funcionar melhor, eles mantêm o intestino livre de germes que causam doenças.
  • Chás: Os chás são bebidas com funções antioxidantes que estimulam o aumento da imunidade e ainda aliviam as tensões.
  • Frutas cítricas: Laranja, limão e demais frutas que são ricas em vitamina C auxiliam no aumento da imunidade, principalmente no tratamento de resfriados e gripes. Mas quanto mais você consumir essas frutas antes de estar doente, melhor o seu sistema imunológico ficará. Outras frutas que são ricas em vitamina C são manga, abacaxi, morango, mamão, kiwi, goiaba, acerola e groselha.
  • Carne: O zinco é muito importante para aumentar a imunidade, e ele pode ser consumido por meio da carne de boi e vaca. Com o consumo de Zinco é possível evitar diversas infecções, pois ele é responsável pelo desenvolvimento das células brancas do organismo.

Confira este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment