Gastrite: O que é? Quais as causas? E o tratamento? Veja!

Gastrite: O que é? Quais as causas? E o tratamento? Veja!

A Gastrite é um problema muito comum, que causa dores e incômodos que podem durar anos e se transformar em problemas ainda maiores caso não seja tratada de forma adequada, mas na verdade, a maioria das pessoas que tem gastrite não apresenta sintoma algum, só sentindo um pequeno incômodo estomacal após as refeições. A intensidade ou a presença dos sintomas no entanto não é o que define a gravidade da gastrite, e existem casos de pessoas com gastrite erosiva e úlceras que sentem pouca dor, enquanto pessoas com sintomas fortíssimos apresentam pouca ou nenhuma inflamação do estômago.

No artigo de hoje vamos falar sobre os principais sintomas e causas do problema, assim como diferenciar os tipos de gastrite e os seus tratamentos.

O que é Gastrite?

Trata-se de uma inflamação aguda (que é temporária e dura pouco tempo) ou crônica (que dura meses ou até anos) da mucosa do estômago.

Quais são suas causas?

A causa mais provável da gastrite crônica é uma fraqueza da barreira mucosa que protege a parede do estômago, o que permite que os sucos digestivos que são produzidos pelo estômago danifiquem o tecido que reveste o órgão. Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, (conhecida por H Pylori), que vive no revestimento do estômago, mas outras bactérias e vírus também podem causar infecções que causem a doença.

O refluxo da bile para dentro do estômago também é apontado como uma causa para o problema, assim como outros fatores de risco, como o o estresse, o uso de analgésicos e algumas doenças autoimunes e a Aids, além de  maus hábitos, como tomar muito café, alcoolismo, passar horas sem comer e fumar.

Sintomas da Gastrite

Nem sempre provoca sintomas, mas quando eles aparecem, os principais são:

  • Indigestão
  • Queimação e azia
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Perda de apetite
  • Dores abdominais.

Em caso de sangramento da parede do estômago, também pode ocorrer fezes escuras e vômito de sangue ou um material semelhante à borra do café.

mulher com gastrite

Como é o tratamento?

Como falamos, existem várias causas para a Gastrite, e dependendo da causa, é recomendado um tratamento diferente. Geralmente, o tratamento é feito com medicamentos que diminuam a quantidade de ácido no estômago, como:

  • Antiácidos
  • Antagonistas H2
  • Inibidores da bomba de prótons (IBP), como omeprazol, esomeprazol, iansoprazol, rabeprazol e pantoprazol
  • Antibióticos (também usados no caso de H Pylori).

É importante dizer que não indicamos a automedicação, mesmo nos casos de medicamentos que não precisam de receita médica (venda livre), e que esse texto é apenas informativo, sendo somente um médico capaz de dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento.

O tratamento também inclui mudar alguns hábitos alimentares, evitando substâncias que agravam a gastrite, como as bebidas gasosas, o álcool, alimentos gordurosos,  café, chocolates e frutas cítricas.

Gastrite tem cura?

Sim, principalmente se o tratamento for feito logo no início do problema, evitando complicações e agravamentos.

Pode virar câncer?

Sim. A gastrite clássica não tratada pode causar úlceras, sangramentos no estômago e nos casos mais graves pode sim causar ou virar um câncer, especialmente se acontecer mudanças nas células que formam o revestimento do estômago. Já a nervosa não pode virar câncer porque não há inflamação do estômago, como falaremos a seguir.

Remédios caseiros para gastrite

Alguns remédios caseiros para o problema são:

  • Tomar o suco de limão puro;
  • Suco puro de couve em jejum;
  • Xarope da bardana;
  • Chá de acelga
  • Chá de espinheira-santa

Os remédios caseiros não devem ser usados no tratamento do tipo erosiva.

Conheça também Remédios Caseiros Para Dor no Estômago.

suco de couve para tratar gastrite

Tipos de gastrite

Existe mais de um tipo do problema e cada um deles se caracteriza de uma forma. Veja as informações sobre os tipos:

Gastrite nervosa

O tipo nervoso tem esse nome porque grande parte dos sintomas aparecem por causa de questões emocionais como stress, ansiedade e nervosismo, e somem com o uso de calmantes (como a Valeriana) e o controle emocional.

Apesar de não causar inflamação no estômago, a gastrite nervosa (chamada de dispepsia funcional) também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e é mais comum nas mulheres.

Gastrite erosiva

A erosiva acontece quando a crônica não recebe o tratamento necessário, e o problema se agrava e causa uma erosão da parede do estômago, levando à perda da mucosa, sangramentos internos e feridas cada vez maiores. Nesse caso existe pouca inflamação, mas também pode levar à formação de úlceras.

Gastrite aguda

A aguda é  o segundo estagio da gastrite, quando a inflamação no estômago não é tratada de forma correta.

Gostou das nossas informações? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment