Fluoxetina: Saiba tudo sobre as indicações e efeitos colaterais desse medicamento

Fluoxetina: Saiba tudo sobre as indicações e efeitos colaterais desse medicamento

A fluoxetina é um dos mais tradicionais antidepressivos no Brasil, muito indicado também no tratamento contra ansiedade. É receitada no tratamento de doenças como transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bulimia, transtornos relacionados ao período menstrual e irritabilidade. A fluoxetina também é comercializada sob o nome de Prozac.

A seguir você conhecerá tudo sobre a fluoxetina, como seu efeito no emagrecimento, interação com sono e outras informações.

Onde comprar a fluoxetina? Quanto custa?

Você encontra a fluoxetina em qualquer farmácia no país, e é um medicamento bastante acessível. Recomendamos que você acesse o site de duas farmácias que possuímos parceria. Clique a seguir e confira os preços e ofertas em cada uma delas:

drogaria onofre

botao-araujo

Quais os efeitos da fluoxetina? E quais são as suas indicações?

A fluoxetina é um medicamento que age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com o tratamento, o paciente passa a se sentir psicologicamente melhor e mais satisfeito com si mesmo.

De forma geral, os médicos receitam 20mg diárias, podendo variar de acordo com as necessidades do paciente. É encontrada no mercado em forma de comprimidos, e o tratamento dura entre quatro meses e dois anos.

A fluoxetina engorda ou emagrece? Dá sono? 

A fluoxetina pode auxiliar no emagrecimento, pois atua como inibidor da ansiedade. A redução da ansiedade pode levar o paciente a ingerir menos alimentos, já que muitas vezes, as pessoas comem exageradamente graças a distúrbios psicológicos. Por isso a fluoxetina representa um importante aliado em tratamentos emagrecedores, sobretudo combinada com outros medicamentos. É importante ficar claro que ela não age na queima de gordura ou na inibição da fome e que a perda de apetite não é um efeito observado em todos os pacientes.

A melhor maneira de emagrecer é combinar uma dieta com baixas calorias e atividades físicas regulares.

Estudos com a fluoxetina também mostraram que ela pode melhorar o sono, apesar de não ser um medicamento indicado com essa finalidade. Mas como ela age no controle da ansiedade, os sono também é melhorado.

Cafeína e fluoxetina

Outra dúvida bastante comum sobre o uso constante da fluoxetina é se ela pode ser tomada junto de bebidas ricas em cafeína, como o próprio café e bebidas energéticas. Os médicos alertam que a ingestão não oferece riscos, porém a cafeína é uma substância que deve ser evitada por pessoas que sofrem de transtornos da ansiedade, já pode potencializar o transtorno.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são insônia, nervosismo excessivo, dores de cabeça, náuseas, boca seca e tremores. Geralmente esses efeitos desaparecem após algumas semanas de uso. No caso de persistência de sintomas, o ideal é procurar por um médico. Outro efeito colateral muito comum é a perda do apetite sexual, tanto em homens, quanto mulheres. Também é muito comum que os pacientes apresentem azia logo após tomar o comprimido de fluoxetina, o que pode ser resolvido se o comprimido for ingerido junto das refeições, geralmente pela manhã.

No caso de pacientes com tendência suicida, o tratamento deve ser acompanhado com proximidade por um médico. Muitas pessoas também têm dúvida sobre o efeito da fluoxetina em pílulas anticoncepcionais, e é preciso ficar claro que o medicamento não interage na absorção da pílula. É importante lembrar que a fluoxetina é um medicamento e só deve ser usado se prescrito por um profissional.

Veja também um vídeo com um relato de uso de fluoxetina:

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (536 votes, average: 4,29 out of 5)
Loading...

One thought on “Fluoxetina: Saiba tudo sobre as indicações e efeitos colaterais desse medicamento

Add Comment