Cortisol: O que é? Como ele age? Dá pra controlar?

Cortisol: O que é? Como ele age? Dá pra controlar?

O Cortisol é um termo cada vez mais popular entre as pessoas. Trata-se de um hormônio que é produzido através das glândulas suprarrenais, que estão localizadas logo acima do dos rins. As suas principais funções são ajudar o organismo no controle do estresse, contribuir para o sistema imunológico, reduzir inflamações e ainda ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, para que eles fiquem dentro dos níveis recomendados.

Os níveis de cortisol presente no organismo podem variar de acordo com o dia, pois eles estão intimamente ligados à outros fatores, tais como a produção da serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) e também as atividades diárias.

De uma maneira geral, pesquisadores chegaram à conclusão que os níveis de cortisol no sangue são maiores no período da manhã. Ao acordar, uma pessoa apresenta entre 5 a 23 mcg/dL de cortisol no sangue. Com o passar dos dias, esse nível começa a cair, e pode atingir entre 3 a 16 mcg/dL. Nas pessoas que possuem trabalhos no período noturno, esses valores tendem a se inverter.

As pessoas que possuem o nível de cortisol no sangue alto, os efeitos podem ser os mais variados possíveis, sendo que os principais são perda da massa muscular, diminuição da testosterona, e até aumento de peso. Nos casos onde as pessoas têm nível de cortisol é baixo, os sintomas apresentados podem ser cansaço, fraqueza e até mesmo depressão. Cada organismo poderá reagir de maneira diferente.

Como age o Cortisol?

Pode-se dizer que o Cortisol age como uma espécie de antagonista da insulina, sendo que ele é produzido pelo próprio organismo. O seu processo de ação não é algo tão simples.

O Cortisol age como outros asteroides, atravessa as membranas das células e ajuda o organismo em situações consideradas extremas: como no caso de treinos ajudando na produção de energia extra necessária, ou quando a pessoa se machuca, ele acaba ajudando no controle da dor.

Outra ação do cortisol diz respeito a imunidade do indivíduo, visto que ele ajuda a controlar os níveis de estresse, considerado um dos principais males do mundo moderno. Quando o cortisol não consegue controlar os níveis de estresse pode provocar outros problemas mais sérios como depressão. As principais funções do cortisol são:

  • Aumento da imunidade no organismo.
  • Evita a produção de substâncias responsáveis pela inflamação.
  • Regula a utilização e também a produção da glicose pelo corpo.
  • Controla a pressão arterial e também os níveis de estresse.

 

Como controlar o cortisol

Existem várias ações que as pessoas podem fazer diariamente para ajudar a controlar os níveis de cortisol no organismo, sendo que as principais são:

  • Respiração profunda: Pode parecer simples, mas esse é um passo que pode ajudar bastante no controle do cortisol no organismo, deixando os níveis dentro do recomendado.
  • Meditação: Essa também é uma técnica natural que ajuda no relaxamento do corpo. Lembre-se sempre que a produção do cortisol é acelerada em momentos extremos, portanto, quando mais relaxado o corpo estiver, menor será essa produção, e nesse momento, a meditação é uma boa ferramenta.
  • Faça exercícios regularmente: Manter o corpo em movimento e saudável ajuda bastante no bem-estar, fornecendo uma vida muito mais completa. A atividade física garante que os níveis de cortisol fiquem equilibrados.
  • Beba menos cafeína: Algumas pessoas exageram na cafeína a fim de deixar o corpo mais alerta e acordado, isso poderá fazer com que o nível de cortisol aumente.
  • Tenha uma boa noite de sono: Ao dormir, o organismo acaba “recarregando as suas energias”. Durante o sono que vários componentes do nosso organismo atuam para garantir mais saúde as pessoas. É fundamental ter uma noite de sono tranquila e dormir a quantidade necessária para os eu organismo descansar.

Cortisol engorda?

De acordo com alguns estudos divulgados recentemente, existe uma ligação entre o ganho de peso e o cortisol. Na prática, como ele está ligado ao estresse, alguns fatores são acarretados no organismo, o que provoca o aumento de gordura. Quando os níveis estão altos de cortisol no sangue, muitas pessoas tendem a ter desejo por comidas gordurosas ou com muito açúcar, e é essa atitude que fará com que se tenha um aumento de peso.

O importante é manter uma vida equilibrada com alimentação balanceada, atividade física com menos estresse possível para que os níveis de cortisol fiquem controlados.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment