Colesterol

Colesterol

Por conta da alimentação gordurosa, rica em carne vermelha, o brasileiro nos últimos anos tem enfrentado um novo problema: o colesterol alto. Embora muito se fale em manter o colesterol sob controle, pouco se sabe exatamente sobre o que é o colesterol. Hoje falaremos sobre essa importante substância para o corpo humano, os diferentes tipos de colesterol, como eles agem no organismo e porque é preciso controlar seu volume.

O que é e suas funções

Constantemente referido como uma gordura, o colesterol na verdade se trata de um álcool que se comporta como gordura. Ele não só é adquirido pela dieta, mas também sintetizado pelo organismo. Sua presença é necessária para o funcionamento da membrana plasmática – a parede que protege as células. Por não ser solúvel em água, é transportado para as células através das lipoproteínas na corrente sanguínea.

Responsável por ajudar na produção de hormônios, o colesterol é imprescindível para a criação dos hormônios sexuais, como androgênio, testosterona, estrógeno e progesterona. O corpo também utiliza o colesterol para produzir vitamina D, essencial para os ossos e o sistema nervoso. Ele também tem papel fundamental na saúde intestinal, e é utilizado para reparar células lesadas.

Em conclusão, é essencial para algumas funções do organismo, mas seu excesso se transforma em um risco à saúde. Ele é encontrado em alimentos de origem animal, sendo que não existe em nenhum alimento vegetal.

LDL

Conhecido como “colesterol ruim”, sua sigla significa lipoproteínas de baixa densidade. Quando encontrado em taxas elevadas no corpo gera o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, o que pode levar a problemas cardiovasculares incluindo o infarto, AVCs e outros. Como não há nenhum sintoma de seu excesso, só é possível saber sua taxa de LDL através de um exame de sangue.

HDL

A sigla significa proteínas de alta densidade, e esse colesterol é visto como “bom colesterol”. Ele é capaz de absorver os cristais de LDL que formam placas de gordura, levando-os ao fígado onde são excretados pelo intestino.

VLDL

Lipoproteína de densidade muito baixa, o colesterol VLDL é pouco comentado. Também é um colesterol “ruim”, embora tenha funções importantes envolvendo o transporte dos triglicerídeos.

Como reduzir e manter sob controle

Alimentação equilibrada – Embora poucos queiram admitir, manter uma dieta equilibrada afasta o risco de aparecimento de grande parte das doenças modernas, e também é o caso do colesterol alto. Certos alimentos são especialmente eficazes em baixar o colesterol, como é o caso da aveia, nozes, do chocolate meio amargo e a laranja.

Exercício regular – A prática regular de exercício ajuda a queimar calorias e gordura corporal, o que reduz os níveis de colesterol ruim LDL e aumentam os níveis de HDL, principalmente os aeróbicos. Que tal uma caminhada?

Tratamento médico – Utilizado principalmente no caso de quem tem condições genéticas que favorecem o aumento do colesterol, o tratamento com remédios deve ser acompanhado de perto por um estilo de vida saudável, já que ele, sozinho, não é capaz de realizar um controle efetivo dessa substância.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment