Climatério: Saiba o que é e as diferenças entre a menopausa!

Climatério: Saiba o que é e as diferenças entre a menopausa!

Os hormônios sexuais femininos possuem um período de “vida útil”, assim, ao acabar esse período eles perdem sua funcionalidade e deixam a mulher infértil. Quando ocorre a transição do período reprodutivo de uma mulher para o não produtivo, nós dizemos que houve um climatério.

O climatério constitui em duas fases, a fase do climatério pré-menstrual e a fase do climatério pós-menstrual. Ele faz parte de um ciclo muito importante da vida da mulher, pois ele marca o fim da sua vida reprodutiva, no qual a mulher deixa de ser fértil e não poderá mais ter filhos. Muitas pessoas confundem o climatério com a menopausa, continue lendo esse artigo e entenda a diferença entre ambos.

Qual é a diferença para a menopausa?

O climatério marca o momento no qual as mulheres perdem sua massa óssea, os estrogênios, e começa a ganhar massa gorda. Ele acontece perto do período no qual a mulher começa a ter os sintomas da menopausa, ou seja, quando a mulher começa a terminar o seu ciclo reprodutivo. O climatério vai aumentando cada vez mais ao longo do tempo e é necessário uma reposição hormonal quando ele começa a fazer parte da vida das mulheres.

Já a menopausa é um ciclo normal da vida da mulher, no qual todas deverão passar em algum tempo da sua vida. A menopausa é o período no qual a mulher começa a sentir sintomas anormais em seu corpo, e isso marca o fim da vida reprodutiva dos seus ovários. É um período de transição da mulher, no qual ela passa por muitos sintomas diferentes e algumas possuem dificuldades de adaptar-se com ele. A menopausa acomete as mulheres entre os 45 aos 55 anos de idade, porém pode ocorrer antes mesmo dos 40 anos em algumas mulheres, isso é o que chamamos de menopausa precoce e se deve ao estilo de vida da mulher.

Quem tem climatério?

Todas as mulheres podem passar pela fase do climatério. Na maioria das vezes esse fenômeno acomete a população feminina antes do período em que ela entra no estado de menopausa, geralmente na faixa dos 40 anos de idade, e este se estende até o período em que termina a sua menstruação, ou seja, até o pós-menopausa.

Quais os sintomas?

O climatério possui vários sintomas e assim como a menopausa trás várias transformações para o corpo da mulher, tanto físicas como emocionais. Seus sintomas são bem parecidos ao de uma TPM normal, contudo, mais acentuado e mais longo. Os principais sintomas do climatério são:

  • Inchaço no corpo;
  • Inchaço na região das mamas;
  • Fortes dores de cabeça ou enxaqueca;
  • Alterações bruscas de humor;
  • Nervosismo;
  • Irritação;
  • Tristeza profunda;
  • Depressão (em alguns poucos casos);
  • Variação do ciclo menstrual;
  • Irregularidade do ciclo menstrual.
  • Ondas de calor repentino;
  • Dor muscular.

Além dos sintomas ditos acima, ainda pode ocorrer, só que mais brandos como a insônia, falta de desejo sexual, cansaço, ansiedade, dor nas articulações, dificuldades de urinar, formigamento, osteoporose, perda de dentes, doenças cardiovasculares, esquecimento, tonturas e palpitações.

climatério

Como você pode ver existem diversos sintomas para o climatério, contudo, não são todas as mulheres que os sentem, algumas poderão sentir apenas algum desses enquanto outras já poderão sentir todos. Por isso é imprescindível que a mulher procure um médico para diagnosticar se ela esta ou não no período de climatério.

A mulher deve começar a fazer um acompanhamento freqüente com um médico ginecologista a partir dos 35 anos de idade para que assim ela possa entender melhor todas as transformações que o seu corpo começará a passar. Em casos de menopausa precoce pode haver ou não o climatério, contudo, este também será prematuro, visto que ele possui o sue inicio antes do período de menopausa e só termina após o fim da menopausa. É necessário um cuidado redobrado nesses casos.

Você já tinha ouvido falar em climatério? Já passou por essa fase? Possuiu os sintomas ditos acima? Deixe sua experiência com o climatério nos comentários para ajudar a outras mulheres que ainda possui alguma dúvida sobre o que acontece em seu corpo quando ela está passando por essa fase de transição.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment