Cirurgia Bariátrica pelo SUS: Saiba como conseguir!

Cirurgia Bariátrica pelo SUS: Saiba como conseguir!

A obesidade cresceu, não só no Brasil, mas no mundo inteiro nas últimas décadas.  Má alimentação e sedentarismo são as principais causas.  Não podemos afirmar que toda pessoa que está obesa seja apenas por maus hábitos, alguns casos estão ligados a problemas hormonais. Também não podemos afirmar que todo mundo que está acima do peso é doente.

Mas sabe-se que a obesidade oferece riscos à saúde como diabetes, hipertensão e outras doenças. Em muitos casos, a pessoa pode criar alternativas próprias para equilibrar o peso com dietas e atividades físicas.  Quando a obesidade sobe para níveis muito altos, apenas dieta e atividade não são suficientes.

Nesse caso, a alternativa que muitos procuram é a cirurgia bariátrica, chamada de maneira pouplar de cirurgia de redução de estômago.  Atualmente, o Brasil oferece pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia bariátrica para as pessoas que comprovam que precisam realiza-la por questões de saúde.  Fizemos uma pesquisa sobre como conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS e quais são os procedimentos necessários.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que diminui o tamanho do estômago do paciente por meio de cortes.  O princípio básico da cirurgia bariátrica é restringir a ingestão de alimentos e diminuir a absorção de alimentos no estômago e no intestino.

A cirurgia bariátrica é projetada para alterar ou interromper esse processo de digestão para que os alimentos não sejam quebrados e absorvidos da maneira usual. Uma redução na quantidade de nutrientes e calorias absorvidas permite aos pacientes perder peso e diminuir seu risco de riscos ou distúrbios para a saúde relacionados à obesidade.

A cirurgia bariátrica não é apenas uma, existem vários tipos de cirurgias bariátricas que podem ser realizadas. A cirurgia pode ser realizada usando uma abordagem “aberta”, que consiste em abrir o abdômen ou por meio de laparoscopia, durante os quais os instrumentos cirúrgicos são guiados no abdômen através de pequenas incisões de meia polegada.

Hoje, a maioria das cirurgias bariátricas é laparoscópica, pois comparada à cirurgia aberta, requer cortes menos extensivos, causa danos tecidos relativamente menores, leva a menos complicações pós-operatórias e permite a alta hospitalar anterior.

o que é a cirurgia bariátrica pelo susComo conseguir uma Cirurgia bariátrica pelo SUS?

A cirurgia bariátrica, assim como toda cirurgia, é um procedimento de risco, por isso, ela deve ser considerada o último recurso para quem luta contra a obesidade.  Para conseguir a cirurgia pelo SUS, o paciente deve fazer um acompanhamento com um médico para que ele faça o pedido da cirurgia.  A cirurgia faz parte do tratamento integral da doença, mas antes que o médico faça o pedido da intervenção cirúrgica, ele era primeiro usar outros métodos de perda de peso com o paciente.

Para que o paciente seja indicado para a cirurgia bariátrica, ele primeiro deve ser submetido a outros tratamentos e se não responder a esses tratamentos, o médico faz o encaminhamento. Isso quer dizer, ele vai receber orientações médicas e apoio para mudança de hábito, realizar dietas, receber tratamento psicológico, fazer atividades físicas, e alguns casos até fazer uso de medicamentos, por pelo menos dois anos.

Como é o procedimento?

Após acabarem todas as alternativas de tratamento, o paciente é indicado para a cirurgia bariátrica.  Após ser confirmado a indicação da cirurgia, o paciente será acompanhado para um preparo pré-operatório.  O acompanhamento é feito com psicólogos, nutricionistas e avaliação médica com especialista dependendo das necessidades de cada paciente.

Segundo dados do Ministério da saúde, entre 2010 e 2015, houve um grande aumento das cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, o número foi de 4.489 para 7.530 cirurgias realizadas.   Podem realizar a cirurgia pessoas que apresentem IMC igual ou superior a 50kg/m2, pessoas com IMC igual a 32kg/m2 que apresentem problemas sérios de saúde como alto risco cardiovascular.  Jovens entre 16 e 18 anos só podem fazer após avaliação de dois médicos qualificados.

O plano de saúde cobre a cirurgia bariátrica?

Depende de cada plano, segunda a lei, os planos são obrigados a cobrir qualquer problema de saúde relacionado ao usuário. Porém, muitos planos alegam que a pessoa adquiriu a obesidade antes do plano.

O plano também irá exigir toda documentação que comprove suas consultas médicas e todas as alternativas que usou para tentar perder peso. Como a cirurgia bariátrica é o último caso, você terá que comprovar que realmente precisa realizar o procedimento

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment