Medicamentos antiinflamatórios: Saiba tudo sobre eles!

Medicamentos antiinflamatórios: Saiba tudo sobre eles!

Os dados de uso de medicamentos no Brasil só crescem, aumentando também os casos de intoxicação por uso inapropriado de remédios com a automedicação. Além disso, o uso destes medicamentos sem o acompanhamento de um profissional da saúde pode provocar o agravamento de determinadas doenças, já que estes podem mascarar os sintomas como a dor.

Os remédios benzodiazepínicos (conhecidos como calmantes), os antigripais, os antidepressivos e os anti-inflamatórios são as classes que mais causam intoxicação no país, devido ao mau uso.

Veja, neste artigo, o que são os anti-inflamatórios e também conheça alguns cuidados a tomar com este tipo de medicamento.

Onde comprar medicamentos anti-inflamatórios?

Se você gosta de fazer compras pela internet pode comprar os medicamentos anti-inflamatórios em duas farmácias que vendem online. A Drogaria Araújo e a Drogaria Onofre! Clique a seguir para conhecer as ofertas!

Clique aqui para comprar na Drogaria Araújo.

botao-araujo

Clique aqui para comprar na Drogaria Onofre.

drogaria onofre

O que são os anti-inflamatórios e como eles funcionam?

Os anti-inflamatórios estão divididos em dois grupos: esteroides e não-esteroides. Nos dois casos, o objetivo principal é inibir a síntese de um grupo de agentes inflamatórios chamados de eicosanoides, mas, mesmo contendo o mesmo objetivo, as diferenças entre estes dois grupos são grandes.

Os anti-inflamatórios não-esteroides estão entre os medicamentos mais prescritos e vendidos em todo o mundo, incluindo neste grupo um famoso medicamento: a aspirina. Os principais representantes eicosanoides inibidos pelos anti-inflamatórios não-esteroides são as prostaglandinas, as prostaciclinas e os tromboxanos.

Os anti-inflamatórios não-esteroides são divididos em seletivos e não-seletivos, e são muito indicados para o tratamento da inflamação, da dor e do edema, assim como também nos casos de distúbios músculo-esqueléticos, de osteoartrites e da artrite reumatoide.

Os anti-inflamatórios esteroides, chamados também de corticosteroides, mimetizam os efeitos do hormônio cortisol que é essencial à vida e que é fundamental em diversos processos metabólicos, agindo também como um amplificador de outros hormônios no organismo humano. Esta classe de medicamentos é utilizada no tratamento de distúrbios inflamatórios, de distúrbios hematológicos e imunológicos, entre outros.

Quais alguns cuidados se deve ter ao tomar anti-inflamatórios?

No Brasil, a automedicação é um problema grave e de grandes proporções. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, a automedicação é responsável por, aproximadamente, 25% dos casos de intoxicação no país. Em 2003, foram efetivamente registrados mais de 23 mil casos de intoxicação por medicamentos, sendo que 128 destes casos chegaram a óbito.

Juntamente com os grupos de medicamentos analgésicos, os anti-inflamatórios são muito utilizados para a redução de dores, principalmente das dores musculares. Mascarar os sintomas da dor é muito perigoso, pois muitos pacientes, com a redução do incômodo, não buscam ajuda médica, gerando um agravamento do problema que efetivamente causa a dor e que pode ser mais sério.

O uso inadequado de medicamentos, incluindo-se os anti-inflamatórios, pode causar diversos problemas no médio e longo prazos, tais como a insuficiência renal, os problemas cardiovasculares, as alterações na mucosa gástrica, as hemorragias pulmonares, os problemas hepáticos, a úlcera, além de também causar problemas no sistema nervoso central e periférico.

Além disso, o uso prolongado e indiscriminado de anti-inflamatórios pode provocar a inibição da produção de algumas substâncias pelo organismo que atuam no processo de regeneração muscular, que é o processo inflamatório natural, prejudicando a recuperação e aumentando os riscos de novas lesões por repetição, como ocorre bastante no caso de atletas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment