O que é Crossfit?

O que é Crossfit?

O Crossfit é uma grande novidade, vinda diretamente dos EUA, misturando uma série de exercícios de resistência e aeróbicos, o Crossfit é uma opção divertida e interessante de se manter em forma, por combinar diversos tipos de exercícios, que podem ser feitos de forma a atingir determinados objetivos de condicionamento físico.

É um tipo de condicionamento físico, é um esporte, é um estilo de vida. O Crossfit tira o aspecto individualista dos treinos de academia, criando nova motivação para que os exercícios sejam feitos com disciplina e que seus limites sejam sempre superados.

Vamos entender um pouco mais por trás desta filosofia de treinamento, que já tem muitos seguidores no Brasil.

Qual a origem do Crossfit?

O Crossfit foi criado pelo treinador Greg Glassman, que desde 1996 vem desenvolvendo sua empresa para divulgar este estilo diferenciado de encarar a academia. A empresa solidificou-se no ano 2000, passando por diversos Estados Americanos. A popularização do estilo de treino Crossfit ocorreu por meio de um blog, onde o Workout of the Day (WOD) era colocado, dando a chance de qualquer pessoa interessada em seguir a rotina de treinamento podia fazê-lo por conta própria.

Qual a grande diferença do Crossfit em relação a outros estilos de treinamento? Vamos descobrir adiante.

Um treinamento para o corpo todo.

Toda a teoria do Crossfit pode ser sintetizada em uma frase, na verdade em uma equação, muito usada pelo próprio Greg para explicar aos seus alunos qual o objetivo de seu programa:

Movimentação constantemente variada + movimentos funcionais +alta intensidade + ambiente comunal ₌ saúde.

Afinal, o que ele quer dizer com isto?

Sua fórmula de exercícios envolve tornar, segundo seus preceitos a pessoa capaz de desenvolver todos os seus movimentos de forma mais eficiente, e não apenas mais forte ou mais rápido, como os regimes mais tradicionais de exercício. Além disso, o ambiente comunal é reforçado não só pelas aulas em grupo, mas pelo sistema de pontuação que o treinador oferece aos alunos ao fim da aula, criando, desta forma, um ambiente em que você pode desafiar-se a aumentar sua pontuação todos os dias ou até disputar pontuação com seus amigos de treino, fazendo o Crossfit um tipo de esporte competitivo.

Junte a isto a uma comunidade mundial que está se desenvolvendo ao redor do Crossfit e você entenderá o sucesso que este estilo de treinamento está fazendo.

Por seu estilo de desenvolvimento corporal e sua filosofia de tronar a pessoa equilibrada em relação ao conceito de fitness (equilibrando velocidade, força e resistência) o Crossfit já foi adotado por diversos corpos militares como bombeiros e a guarda de honra Dinamarquesa.

Com todas estas vantagens, que tal mudar seu treino para o Crossfit?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “O que é Crossfit?

Add Comment