Body Pump e seus benefícios

Body Pump e seus benefícios

Muita gente pode conhecer essa prática por outros nomes: ginástica com pesos, ginástica com musculação… O nome correto dessa modalidade é Body Pump, e oferece os benefícios de uma poderosa ginástica aeróbica combinada com o torneamento dos músculos proporcionados pela malhação. Conheça um pouco mais dessa atividade e conquiste um corpo em forma!

História do Body Pump

Vindo direto de Auckland, Nova Zelândia, o Body Pump chegou ao Brasil no começo da década de noventa e tem ganhado cada vez mais adeptos. Um grupo de coreógrafos e o atleta Philips Mills queriam atrair pessoas para fora da musculação, que era bem popular, e para dentro das salas de aeróbica sem perder resultados. Depois de anos desenvolvendo o método, ele foi batizado de Body Pump e se tornou uma aula feita para trabalhar todos os músculos, conquistando mais de setenta países com a prática. O sistema se tornou uma franquia, comercializada pela empresa Body Systems, logo, a academia que oferece essa prática precisa ser licenciada.

Como é feito

O Body Pump é uma aula divertida e animada pois é feita em grupo e sob ritmo de uma música moderna. Para realizar essa atividade, os participantes realizam movimentos coreografados e ritmados carregando pesos, essencialmente uma barra com pesos de um, dois e meio e cinco quilos. Também se pode utilizar o degrau do Step para potencializar os exercícios e halteres.

Emagrece e tonifica

Qualquer atividade que envolva movimentação intensa emagrece, mas o Body Pump potencializa o emagrecimento. Isso porque carregar pesos durante a coreografia e subir e descer dos Steps aumentam o esforço realizado nessa atividade, queimando mais calorias e definindo os músculos. Além disso, como a aula é muito estimulante, dificilmente os exercícios se tornarão monótonos, como pode acontecer na malhação. O gasto calórico chega a 600 kcal em uma hora de aula, o que ajuda não só a diminuir a gordura, mas fazer que os músculos se tornem mais definidos e pronunciados.

Quem pode praticar

O exercício pode ser praticado por todas as idades e gêneros de acordo com suas próprias limitações físicas. Por ser um exercício em que o peso fica muito focado nos joelhos, pessoas com problema nessa área devem evitar esse tipo de exercício, assim como quem tem problemas cardiovasculares ou hipertensão, já que o exercício pode sobrecarregar quem já tem esses sistemas prejudicados.

Benefícios

  • Auxilia no emagrecimento
  • Gera mais disposição
  • Traz definição muscular e tonifica os músculos
  • Aumenta o condicionamento cardiorrespiratório
  • Acelera o metabolismo
  • Aumenta a densidade óssea, prevenindo a osteoporose
  • Pode ser usado para potencializar a musculação e gerar hipertrofia
  • Aumenta a auto-estima e a sensação de bem estar

Atualização do programa

O fato do Body Pump ser praticado apenas nas academias licenciadas faz com que os criadores do método possam manter o exercício sempre atualizado. Eles trabalham para atualizar não só os exercícios, mas também as músicas, e trazer resultados cada vez melhores para os participantes dessa atividade. Os professores que ensinam a atividade também recebem treinamento específico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment