Cobavital

Cobavital

Enquanto algumas pessoas lutam e derramam suor para perder peso, outras sofrem os efeitos da magreza excessiva e querem mudar esse quadro de qualquer maneira. Uma das alternativas para essas pessoas é, com orientação médica, ter uma receita que indique tratamento com Cobavital. Nesse artigo falaremos um pouco desse medicamento, que é um anabolizante mas não um esteróide, e como ele age no organismo.

O que é e o que faz

Cobavital é um medicamento à base de Cobamamida e produzido pelos Laboratórios Abbot. A fórmula existe de duas maneiras, comprimidos e xarope. Sua principal indicação é para estimular o apetite, recuperação de doenças ou após cirurgias, tratar crianças que tenham distúrbios pôndero estatural, que se caracteriza por ganho de peso insuficiente ou portadores de anorexia. Atualmente, tem sido usado principalmente por atletas que tenham o corpo tipo ectomorfo.

Existem três tipos de corpos, sendo mesomorfo um tipo de corpo mais atlético e com facilidade de ganhar massa muscular. O corpo endomorfo é mais encorpado e tem ossos largos e mais gordura. Por último, existe o corpo do tipo ectomorfo que é o corpo com uma estrutura mais fina, baixo nível de gordura e ossos estreitos, além de dificuldade de ganhar massa muscular.

Como deve ser ingerido

O regime de ingestão depende se o paciente toma comprimidos ou xarope. No caso dos comprimidos, costuma ser receitado que crianças de dois a seis anos tomem de meio a um comprimido por duas vezes por dia antes das refeições. Se a criança possui mais de seis anos, a posologia geralmente é um comprimido duas vezes ao dia antes das refeições. Já adultos devem tomar um comprimido inteiro três vezes ao dia, antes das refeições. Para facilitar a ingestão do remédio, o comprimido pode ser disperso em água, leite ou na boca.

No caso do xarope, crianças de dois a seis anos devem tomar de um quarto (2,5ml) a meia medida (5ml) duas vezes ao dia antes das refeições. Crianças acima dos seis anos devem tomar duas doses por dia de cinco ml, enquanto adultos devem tomar três doses de cinco ml, também antes das refeições.

Essas são as quantidades mais receitadas, mas é preciso seguir as orientações de seu médico sobre a posologia.

Efeitos colaterais e contra-indicações

  • Sedação
  • Sonolência
  • Sensação de secura nas mucosas
  • Dor de cabeça
  • Erupções cutâneas
  • Náuseas
  • Agitação
  • Confusão
  • Alucinações visuais

O medicamento é contraindicado aos portadores de glaucoma de ângulo fechado, retenção urinária, úlcera péptica estenosante (um estreitamento de uma parte do estômago ou do duodeno) ou obstrução piloro-duodenal. Pacientes sensíveis à cobamamida e à ciproeptadina não devem usar Cobavital. Gestantes e nutrizes precisam de orientação médica para fazer uso desse medicamento.

Esse medicamento tem interações medicamentosas com antidepressivos e anticonvulsivantes, potencializando seus efeitos, assim como com o álcool, o que requer informar ao seu médico o uso desses medicamentos. O paciente em tratamento não deve conduzir veículos ou operar máquinas já que o remédio pode prejudicar a atenção e causar sonolência.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment