Como aumentar a resistência física

Como aumentar a resistência física

A maioria das pessoas que pratica exercícios físicos regularmente já se encontrou naquele ponto de querer aumentar o ritmo ou carga da atividade, mas sentiu dificuldade na transição. Seja para os atletas ou quem deseja ter mais pique, aumentar a resistência irá ajudar a aumentar a intensidade de exercícios fazendo com que o seu corpo aguente mais. Conheça dicas de como aumentar a resistência física e aumente a intensidade dos exercícios de forma segura.

A importância de aquecer adequadamente

O aquecimento antes da prática de exercícios é de extrema importância já que é nesse momento que você irá preparar o seu corpo para o impacto da atividade física. Além de evitar lesões, aquecer o corpo adequadamente irá ajudar você a aumentar a resistência física, podendo aguentar uma carga maior de exercício. Por isso, alongue-se para que sua musculatura fique preparada e também é importante fazer depois do exercício.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação adequada irá ajudar você a ter mais energia e, consequentemente, mais resistência física. Mas para que você consuma o necessário é importante incluir no cardápio alimentos saudáveis e passar longe das dietas sem carboidratos, já que eles são uma excelente fonte de energia.

Procure se alimentar de 3 em 3 horas e 2 horas antes da prática de exercícios faça uma refeição leve. Cada pessoa tem um organismo diferente e um alimento que dá muita energia para alguém pode não ser o ideal para você, por isso é importante consultar um profissional para que ele possa montar o cardápio ideal.

Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado fará com que você consiga aumentar a resistência física na hora dos exercícios, já que durante sua prática é comum suar em excesso. Por isso beba bastante água durante o dia e antes de começar a atividade física, beba no máximo 500 ml de água, já que o excesso pode causar cãibras.

Respiração adequada

O modo como você respira também afeta diretamente a resistência física. A respiração pelo abdômen é uma ótima forma de ter mais resistência e fôlego, já que através dela há uma maior absorção de oxigênio. Mudar a maneira de respirar pode ser uma tarefa difícil e para que dê certo você deve treinar diariamente.

Alie a sua atividade física principal a exercícios complementares

Visando a aumentar a resistência física você deve aliar a sua atividade física principal a exercícios complementares. Os exercícios aeróbicos, como pular corda ou andar de bicicleta, são ótimos exemplos e podem ser intercalados durante a semana com o exercício principal. Exercícios que fortaleçam os músculos, como a musculação, também podem ser feitos, mas sempre com intensidade moderada para ocorrer o aumento gradativo.

Evite o álcool e o cigarro

Consumir bebida alcoólica e fumar pode afetar a sua resistência física e por isso é importante que você evite. O uso do cigarro, além de poder causar câncer, prejudica a respiração fazendo com que você tenha menos fôlego. Já o álcool fará com que você desidrate mais rápido além de afetar o metabolismo.

Seguindo algumas dicas você poderá saber como aumentar a resistência física e será capaz de fazer exercícios utilizando mais carga. Além disso, tenha sempre o acompanhamento de um profissional para evitar lesões.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment