Benefícios da caminhada: Veja como essa atividade pode te beneficiar!

Benefícios da caminhada: Veja como essa atividade pode te beneficiar!

A caminhada é um exercício físico de baixo impacto, que não demanda muito esforço e nem preparo físico, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Como todo exercício físico, a caminhada também oferece vários benefícios para a saúde e a beleza, e dedicando apenas 30 minutos por dia você já nota diferença no seu corpo, na sua mente, na sua saúde e na sua disposição.

Veja no artigo de hoje porque você deve incluir a caminhada na sua rotina diária, que benefícios essa atividade pode oferecer, se caminhar ajuda a emagrecer e que doenças você pode evitar.

Benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada oferece vários benefícios para a saúde:

  • acelera o metabolismo e queima calorias
  • melhora o sistema circulatório
  • deixa o pulmão mais eficiente
  • combate a osteoporose
  • deixa o cérebro mais saudável
  • diminui a sonolência
  • controla a vontade de comer
  • fortalece os músculos que trabalham na respiração
  • fortalece a musculatura
  • melhora a postura corporal
  • protege o organismo contra derrames e infartos.

Vamos falar sobre outros benefícios da caminhada para a saúde a seguir.

Benefícios da caminhada para a mente

Caminhar é um exercício físico que aumenta a produção do hormônio chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e da endorfina, que é responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Essa combinação é muito eficaz para afastar os riscos de depressão.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh afirma que quem caminha em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral, que previne vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

Para otimizar essas sensações, escolha um lugar tranquilo e bonito para fazer a sua caminhada, como um parque ou praia, por exemplo.

benefícios da caminhada para emagrecer

Benefícios da caminhada na gravidez

Durante a gravidez é muito importante cuidar da saúde, e as mulheres que estão acostumadas a se exercitar podem sentir falta da rotina de exercícios, já que durante a gravidez essas atividades de maior impacto não são indicadas, mas a caminhada é muito recomendada tanto para as mamães sedentárias quanto as que já praticavam alguma atividade física, porque oferece vários benefícios:

  • Ajuda a regular a circulação sanguínea e a evitar os inchaços nas pernas e pés
  • Fortalece a musculatura dos membros inferiores e dos quadris
  • Evita o aparecimento de varizes
  • Melhora a disposição e o condicionamento físico
  • Causa bem-estar, porque aumenta a produção da serotonina
  • Diminui as chances de depressão pós-parto
  • Melhora o sono
  • Ajuda a “encaixar” o bebê na posição ideal, ocupando o lugar certo na região dos quadris e evitando a necessidade de uma cesária
  • Controla o peso e queima as calorias excessivas, diminuindo também o risco de desenvolver doenças como a diabetes gestacional e a eclâmpsia

Benefícios da caminhada para quem quer parar de fumar

O exercício físico é um ótimo aliado para quem quer parar de fumar, e como o cigarro reduz bastante a capacidade respiratória, o ideal é começar por atividades de baixo impacto e que demandem pouco esforço físico, como a caminhada.

Uma caminhada de pelo menos 40 minutos por dia, durante três vezes por semana vai ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade (que são gatilhos para o cigarro), além de ajudar a recuperar a sua saúde física e a tirar do seu organismo as quase 5 mil substâncias tóxicas que existem no cigarro  mais rapidamente.

benefício da caminhada para idosos

Benefícios da caminhada para idosos

A caminhada na terceira idade pode aumentar a disposição e evitar algumas complicações comuns dessa etapa da vida.

Os idosos sofrem um declínio de massa muscular, fragilidade no sistema ósseo e queda da capacidade aeróbica, na flexibilidade, agilidade e coordenação, e a caminhada pode ajudar a evitar ou diminuir esses problemas, sem exigir muito esforço.

Além disso, os estímulos elétricos que a caminhada provoca nos ossos (chamados de piezelétrico) facilitam a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e evitando a osteoporose.

Recomendamos que a caminhada seja feita em locais bem nivelados, para evitar que o idoso caia ou se desequilibre.

Benefícios da caminhada para quem quer emagrecer

Além de queimar calorias e fortalecer a musculatura, a caminhada também é uma aliada de quem quer emagrecer porque acelera o metabolismo (por causa do aumento na circulação, respiração e atividade muscular) e controla a vontade de comer, principalmente doces. Para os mais treinados, vale até se arriscar em uma corrida.

Se você caminhar diariamente, pode queimar até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de circunferência abdominal por mês.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment