Semente de girassol: Para que serve? Como usar na alimentação?

Semente de girassol: Para que serve? Como usar na alimentação?

A natureza é repleta de nutrientes que quase ninguém sabe, mas que fazem milagres em nosso organismo. Um deles é a semente de girassol, que é uma aliada no combate a prisão de ventre, pois duas colheres dela possui 2,4 gramas de fibras.

A semente de girassol também melhora o sistema cardiovascular por possuir gordura boa para o coração, é antioxidante e ainda ajuda a diminuir o colesterol. Ela é muito fácil de encontrar, é barata e pode ser usada em diversos pratos culinários.

Mas a dúvida de muita gente é: semente de girassol emagrece?

Sim, a semente de girassol auxilia na perda de peso, isso por que possui muitas fibras e estas reduzem o apetite e aumenta a sensação de saciedade. No entanto, ela também tem calorias e é importante não fazer uso indiscriminado da semente, procure saber antes de consumir.

Como consumir as sementes de girassol
Você pode misturar as sementes na salada de frutas ou de verduras, em vitaminas, sucos e até em algumas massas. É possível encontrá-las com e sem casca, cruas ou não, e você encontra em supermercados, lojas de produtos naturais ou pode até cultivar em casa.

Por ter um valor calórico alto, o ideal é consumir uma média de 30g de semente por dia, divididas nas refeições principais. Elas ficaram saborosas junto com cereais, trituradas como farinha ou torradas.

Como preparar o chá de semente de girassol?

Pegue 1 litro de água potável e ferva junto com usa (02) colheres de sopa de sementes de girassol torradas. Deixe no fogo por uns 10 minutos e coloque num recipiente fechado e deixe em infusão por 20min. Consuma até quatro (04) xícaras (copos) diariamente (coe antes de beber).

Óleo de semente de girassol

Extraído das sementes de girassol, o óleo pode ser usado para cozinhar alimentos e/ou temperar saladas. Também é ótimo para a pele, ameniza os sinais da idade, ajuda no processo de cicatrização, é usado em peles sensíveis com as dos bebês e para os cabelos, hidratando e dando mais brilho e vida.

Mas não só isso, ele é um dos principais agentes de que auxiliam no emagrecimento, sabe como? Inibindo a LPL (enzima que transporta a gordura no sangue para as células adiposas), assim o organismo tem que usar o estoque de energia que já possui como a energia principal, genial não é?

Quais os benefícios da semente de girassol?

• Auxilia no combate ao mau colesterol e impede sua fixação nas extremidades das artérias;
• Desintoxica o organismo;
• Aumenta a sensação de saciedade (fibras);
• Fonte de selênio (previne o câncer);
• Possui Vitamina B que ajuda no funcionamento cerebral;
• Alivia os sintomas da menopausa;
• Aliado para quem malha, pois recupera a musculatura no pós-treino;
• Rica em Vitamina E, que além de cuidar da pele (evita envelhecimento), tem ação antioxidante no organismo;
• Excelente aliado no combate à enxaqueca;
• Intestino funciona melhor devido à quantidade de fibras;
• Ela tem cobre e magnésio* que ajuda a fortalecer os ossos, unhas e dentes;
• Possui ácidos graxos essenciais que nos dá energia;
• Controla a pressão arterial, pois relaxa a musculatura do corpo e das veias;
• Auxilia na prevenção de derrames, infartos, etc;
• Ajuda na perda de peso ao regularizar o processo gastrointestinal e prolongar a sensação de saciedade;
• Contribui para a produção de serotonina, diminuindo os picos de humor e ameniza as cólicas e sintomas da TPM.

*Esse magnésio é muito importante, pois sua falta no organismo pode causar: dor muscular, câimbra, fadiga e enxaqueca.

Existem outros benefícios mais específicos da semente de girassol, como por exemplo:

Para o Sistema Cardiovasculares: por ser rica em Vitamina E, a semente de girassol auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além de que, a Vitamina E é um antioxidante e mantém radicais livres do corpo.

Auxilia na prevenção do Câncer: estudos afirmam que Selênio em deficiência no corpo gera forte incidência de câncer e a semente de girassol é fonte de Selênio.

É bom para os ossos também: não só o cálcio fortalece os ossos, mas o magnésio também é essencial para a boa saúde óssea e está presente nas sementes de girassol.

Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje e que ele tenha sido útil para você! Continue nos acompanhando e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment