Reeducação alimentar

Reeducação alimentar

No mundo das dietas, é comum que as pessoas primeiro tentem todo tipo de alimentação mirabolante e pouco saudáveis do que encararem de uma vez: para perder peso e manter a saúde, e depois ainda manter os resultados por muitos anos, só fazendo uma reeducação alimentar. O ideal é que se procure um profissional especializado, como é o caso de um nutricionista, mas nesse artigo daremos algumas dicas sobre como levar a cabo esse novo projeto de alimentação saudável pra vida toda.

Saúde emocional

Quando se costuma engolir muitos “sapos”, deixar passar situações que poderiam ser resolvidas com diálogo ou nos estressamos além da conta, é comum descontarmos na comida. Afinal, ela é basicamente um porto seguro, já que comer é uma atividade prazerosa e reconfortante. Procure resolver esse tipo de situação sempre, para que a comida não seja usada como muleta emocional.

Planejamento alimentar

Além de fracionar as refeições durante o dia para evitar passar fome e manter o corpo sempre nutrido, o ideal é fazer um pequeno planejamento das refeições que irá fazer ao longo do dia. É importante lembrar de distribuir de forma correta as porções de frutas, laticínios, legumes, carne e outros. Depois de um tempo, você estará fazendo isso automaticamente, por ser parte da rotina.

Compras com carinho

Prepare-se para fazer compras – especialmente de comida – fazendo uma lista cuidadosa. No supermercado, analise a validade e as informações nutricionais dos produtos. Talvez uma mudança de marca possa acrescentar em sabor e nutrientes.

Preferência pelos integrais

Já é quase senso comum: alimentos integrais são infinitamente melhores que os processados. Isso porque os nutrientes não se perdem no refinamento, além de serem ricos em fibras e saciarem o corpo por mais tempo, auxiliando no trânsito intestinal e mantendo a energia sempre em alta. Experimente acrescentar aveia às refeições, como por exemplo, comer uma banana amassada com uma colher de mel e outra de aveia no café da manhã.

Equilíbrio é fundamental

Não adianta se privar de todos os seus alimentos favoritos, já que isso te fará bastante infeliz com o tempo. O ideal é não abusar de doces e alimentos gordurosos, mas não excluí-los completamente da alimentação. Afinal, comer sem prazer se torna um verdadeiro fardo.

Mantenha-se em movimento

Procure ser mais ativo no dia a dia, mesmo já mantendo uma rotina de exercício, pois será mais difícil ser tomado pela preguiça. Não é preciso subir doze andares de escada todos os dias: experimente subir até o décimo de elevador e subir a pé os outros dois. Ou então, use a bicicleta pra ir e voltar da academia ou padaria, desça um ponto de ônibus antes, dance enquanto faxina a casa, dê asas à imaginação.

Beba mais água – É incrível a diferença que o acréscimo de alguns copos de água durante o dia podem fazer por você: há melhora da pele, reduz o inchaço por retenção de líquido, mantém e melhora a comunicação celular, desintoxica o corpo já que os rins trabalharão com mais eficiência, além de ser basicamente essencial à vida humana.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment