Peso ideal:  O que é? Como descobrir?  Confira TODAS as informações!

Peso ideal: O que é? Como descobrir? Confira TODAS as informações!

Muitas pessoas estão em busca do peso ideal, mas afinal, se o conceito de ideal é tão individual, existe um peso ideal para cada pessoa, ou a gente deve se basear em alguma medida universal, que serve pra todo mundo?

É importante dizer que algumas pessoas buscam o peso ideal de acordo com os seus próprios padrões e conceitos de feio e bonito, sem se preocupar ou considerar o que é o seu peso saudável, ou ideal no quesito saúde.

No artigo de hoje vamos falar como descobrir qual o seu peso ideal, explicar como calcular o seu IMC e tudo que você precisa saber se estiver querendo emagrecer (ou ganhar peso) de forma saudável.

O que é o peso ideal?

Como falamos, o conceito de ideal é muito abstrato e individual, e se procurar o próprio significado dessa palavra no dicionário, vamos descobrir que ideal é “o que só existe na ideia ou pensamento”, ou seja, o ideal nem sempre é real ou possível.

Muitos profissionais da área de saúde deixaram de usar o termo “peso ideal” justamente para que as pessoas parem de correr atrás de algo que não existe para todo mundo, e que muitas vezes não considera o individual, gerando muita angústia, baixa autoestima e infelicidade em quem faz dieta para se encaixar nesse conceito ou padrão, que muitas vezes não é um peso saudável ou possível para aquela pessoa.

peso ideal

Como descobrir o meu peso ideal?

A maioria das pessoas usa a calculadora do peso ideal ou o IMC (Índice de Massa Corporal) para descobrir o peso ideal, mas nem sempre esse valor corresponde ao que seria o seu peso saudável, como falaremos a seguir.

Alcançar o peso ideal (no sentido de saudável) e manter-se dentro desse peso é muito importante porque diminui as chances de se desenvolver doenças ligadas à obesidade, como diabetes do tipo 2, hipertensão e colesterol alto, mas não deve ser um objetivo ligado a padrões estéticos, principalmente se você tiver que se submeter a dietas malucas que prometem te deixar com o corpo ideal em pouco tempo.

Então, para descobrir o seu peso ideal, procure um médico e peça para fazer um check-up, avaliando a sua saúde, e se necessário, tanto por questões de saúde quanto de beleza, peça uma dieta para te ajudar a alcançar a sua meta.

IMC

Quando se fala em peso ideal, o IMC (Índice de Massa Corporal) ainda é a referência mais usada pelos especialistas e é aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e se você quiser descobrir o seu, fazer o cálculo é muito simples:

IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros). Exemplo: para uma mulher de 1,60 m que pesa 63 kg, a conta para descobrir o IMC é: 63 /(1,6×1,6) = 24,6 kg/m².

Nesse caso, é considerado que essa mulher está dentro do seu peso “adequado”, porque o Ministério da Saúde considera assim sempre que o resultado estiver entre 18,5 e 25.

Se esse valor estivesse abaixo de 18,5 seria considerado abaixo do peso, e acima de 25 já seria considerado sobrepeso.

IMC com valores entre 25 e 29,9 são considerados pré-obesidade, e acima de 30 está a obesidade.

Como falamos, o peso e o IMC são só alguns dos parâmetros de avaliação, mas você deve procurar um médico ou nutricionista para realizar exames específicos que avaliem a sua saúde e te ajude a descobrir se você está bem de saúde – independente do seu peso ou IMC.

O peso ideal é diferente para homem e para mulher?

Não. Como falamos, o peso ideal não existe e não deve ser considerado único para pessoas diferentes, mesmo as que tenham o mesmo peso e altura.

Também falamos que o IMC considera que existe um peso ideal para pessoas da mesma altura, sem fazer nenhuma diferenciação se essa pessoa é homem ou mulher, mas existem algumas calculadoras em sites especializados que pedem para você inserir os seus dados para calcular o IMC (altura e peso) e informar o seu sexo, para um resultado mais real.

Vale dizer mais uma vez que o cálculo do IMC não deve ser o seu parâmetro para saber se está no seu peso ideal, e muito menos para começar ou não uma dieta.

Caso você acredite que precisa emagrecer ou engordar para chegar ao peso que você considera ideal, procure um médico e peça orientações.

Leia mais conteúdo no site Dieta flexível!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment