Orlistat: Para que serve? Como tomar? Quais os efeitos colaterais?

Orlistat: Para que serve? Como tomar? Quais os efeitos colaterais?

Tido como o único remédio contra a obesidade que não causa dependência química, nesse artigo trataremos do orlistat, um remédio para emagrecer que também é conhecido com Xenical e é muito popular entre as pessoas que estão acima do peso. Quando foi lançado, o orlistat virou febre e chegou a dominar o mercado, afinal, ao contrário dos outros remédios para emagrecer baseados em anfetaminas, ele não age no sistema nervoso central, e isso é uma grande vantagem deste medicamento. Se você pretende usar esse remédio, mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios, como tomar e também sobre os seus possíveis efeitos colaterais, basta continuar lendo esse artigo! Vamos tirar todas as suas dúvidas a seguir!

O que é? Para que serve?

O orlistat é um medicamento emagrecedor para tratar a obesidade e sobrepeso, e um ponto importante sobre ele é que ele geralmente não demonstra resultados em quem deseja perder pouco peso. O Xenical, que é o nome do medicamento de marca é fabricado pelo laboratório Roche. O seu médico pode pedir para que você compre o medicamento fabricado pelo laboratório, ou se ele não especificar, você pode comprar o genérico. Existe ainda a opção de manipular. A nossa dica é que você converse com o seu médico para que ele diga qual é a melhor opção no seu caso.

Ele é um dos poucos remédios contra a obesidade que não foi barrado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. Isso acontece pelo fato do orlistat não agir no sistema nervoso central, como falamos no começo deste artigo, e por isso ele não causa dependência como pode acontecer com outros remédios para emagrecer.

Outra coisa que deve ficar clara sobre esse medicamento é que não vai eliminar a gordura que já está no seu corpo, como as gorduras localizadas, por exemplo. O xenical age sobre a gordura que você ingere na alimentação, impedindo que parte dela seja absorvida pelo corpo. Também é importante falar que ele não tira a fome.

Onde comprar o orlistat? Qual é o preço?

O orlistat é vendido em qualquer farmácia em todo Brasil, mas você tem também a opção de comprar pela internet e receber o seu pedido em casa. Existem duas farmácias que gostamos de recomendar aos nossos leitores, que é a Drogaria Araújo e a Drogaria Onofre. Clique a seguir para acessar o site de cada uma delas e conferir o preço e o frete para a sua cidade:

Princípio ativo

O que traz os resultados nesse remédio é o princípio ativo, conhecido com Orlistate, Orlistat ou Orlistato. Esse fármaco impede a atuação de enzimas gástricas e pancreáticas chamadas lipases, que agem principalmente no trato gastrointestinal quebrando e fracionando gorduras. Já que as enzimas não agem, a gordura sai do corpo através das fezes.

Isso faz com que o seu corpo absorva menos gordura e a consequência é a perda de peso. Toda a gordura que não foi absorvida é eliminada através da evacuação.

Indicações do orlistat 

O medicamento é utilizado para o tratamento a longo prazo de pacientes obesos, incluindo aqueles com obesidade associada à fatores de risco. O remédio também proporciona melhora da hipercolesterolemia (excesso de colesterol), diabetes tipo 2, intolerância à glicose, hiperinsulinemia (excesso de insulina), hipertensão e gordura visceral, que é aquela que se localiza entre os órgãos.

Mas apenas o seu médico pode avaliar a sua necessidade de tomar o orlistat.

Um outro uso bastante comum do orlistat é juntamente com outros medicamentos para emagrecer, como por exemplo a sibutramina. Falaremos mais sobre isso nos tópicos abaixo.

orlistat emagrece mesmo

Emagrece mesmo? Funciona?

Sim! O orlistat de fato é um remédio para emagrecer com ótimos resultados e que realmente leva ao emagrecimento. Na internet existem centenas de relatos de pessoas que usaram e conseguiram perder peso consideravelmente.

Seus resultados podem ser ainda melhores se você combinar o uso deste medicamento com outro remédio inibidor de apetite.

Porém é preciso alertar que uma das causas do fracasso com o orlistat é que muitas pessoas não conseguem dar continuidade com o tratamento graças aos seus efeitos colaterais que podem ser muito incômodos para alguns dos usuários. Se esse não for um problema para você, sem dúvidas esse pode ser um medicamento que vai te ajudar muito no emagrecimento.

Como tomar o orlistat? 

A caixa pode conter 21, 42 ou 84 cápsulas, cada uma contendo 120mg. A dose indicada é de uma cápsula junto com cada uma das três refeições principais ou até uma hora após a refeição. Os pacientes deverão adotar uma dieta pouco calórica, balanceada nutricionalmente e que contenha 30% das calorias provenientes da gordura. As refeições devem ser ricas em frutas e vegetais, e a ingestão diária de nutrientes essenciais (carboidratos, proteínas e gordura) deve estar dividida entre as três refeições. Doses superiores às três cápsulas por dia não acrescentam benefícios visíveis, por isso não ultrapasse a dose recomendada pelo médico.

Em alguns casos os médicos podem também indicar o uso do orlistat apenas no almoço e jantar, já que geralmente são as refeições mais gordurosas e mais pesadas.

Contra indicações

Esse remédio é contraindicado em casos de:

  • Paciente com síndrome de má-absorção crônica
  • Pacientes com colestase
  • Hipersensibilidade aos componentes

Não foi estabelecida a segurança do uso desse medicamento em gestantes, logo não deve ser utilizado sem indicação médica. Também não deve ser administrado para lactantes.

efeitos colaterais orlistat

Efeitos colaterais

  • Urgência fecal
  • Fezes gordurosas
  • Aumento da evacuação
  • Possível incontinência fecal
  • Desconforto abdominal
  • Flatulência
  • Diarréia
  • Distúrbios gengivais ou dentais
  • Cefaléia (dor de cabeça)
  • Irregularidades menstruais
  • Ansiedade
  • Fadiga
  • Infecções respiratórias e urinárias

Os problema causado pelo Orlistate são que ele gera deficiência das vitaminas A, D, E e K, já que todas elas são lipossolúveis (se dissolvem em gordura) pode causar flatulência, desconforto, fezes oleosas e odor desagradável.

Precisa de receita?

Não! Para comprar o orlistat você não precisa apresentar receita médica.

Orlistat manipulado

Além do remédio de marca, que leva o nome de Xenical, e do medicamento genérico, você tem a opção também de comprar o orlistat manipulado. O ideal é que você converse com o seu médico e veja qual é a melhor opção para você, já que alguns médicos preferem que o paciente tome o medicamento de marca, por exemplo.

Cuidados

Grande parte dos efeitos colaterais tem origem gastrointestinal, e podem ser reduzidos através de uma menor ingestão de alimentos gordurosos. Isso também faz com que o orlistat tenha uma função educativa, já que você vai passar a comer uma menor quantidade de alimentos gordurosos para evitar de passar pelos temíveis efeitos colaterais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment