Nutricionista esportivo: Você sabe o que é um e sua importância? DESCUBRA AQUI!

Nutricionista esportivo: Você sabe o que é um e sua importância? DESCUBRA AQUI!

Embora muita gente não saiba, a prática de esportes deve ser aliada a uma boa prática alimentar. A alimentação exerce um papel fundamental para quem deseja alcançar resultados, seja o emagrecimento ou ganho de massa muscular.  Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é recomendado que a pessoa procure um nutricionista esportivo, afinal, a alimentação é um fator determinante para quem deseja alcançar bons resultados com a prática de esportes.

No artigo de hoje, vamos falar da importância desse profissional, o que ele faz e a quem ele se destina.  Vamos lá?

O que é um Nutricionista Esportivo?

O nutricionista esportivo é o profissional que acompanha a alimentação de atletas, escolhendo alimentos certos, que irão melhorar o desempenho durante a prática esportiva, compreendendo qual o efeito dos alimentos no corpo humano.

Os profissionais que trabalham com nutrição esportiva, estudam não apenas quais tipos e quantidades de alimentos devem ser consumidos por um atleta, mas também as substâncias que são mais importantes para o indivíduo, em um determinado tipo de esporte.

Para que o atleta tenha um bom desempenho em suas atividades e evite lesões, a sua alimentação deve ser rica em macro e micronutrientes.

A performance de um atleta está totalmente ligada à sua nutrição, por isso, o acompanhamento de um profissional é fundamental nesse processo.

O nutricionista esportivo tem como missão desenvolver dietas alimentares, que equilibrem adequadamente a ingestão de macronutrientes como carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

Em esporte de força e resistência, a nutrição é fundamental para o bom rendimento do atleta e sua recuperação pós treino.

nutricionista esportivo

Como funciona?

O nutricionista esportivo deve acompanhar todo o quadro alimentar do atleta, montar uma dieta que supra todas as suas necessidades diárias, levando em consideração o seu tipo físico, e a modalidade de esporte praticada.

Além disso, o nutricionista deve levar em consideração a sua rotina de treinos e quais os objetivos ele deseja alcançar.

Normalmente, todo time de esportes profissional possui um nutricionista esportivo em sua equipe.

Embora esse profissional seja mais contratado por equipes profissionais, é recomendável que pessoas que desejam praticar algum esporte por conta própria também façam esse acompanhamento.

Com o acompanhamento profissional, os objetivos serão alcançados com maior rapidez e eficiência.

Qual a importância de um Nutricionista esportivo?

Exercer a função de nutricionista esportivo pode ser um trabalho complicado, que exige um conhecimento profundo não só de nutrição, mas também de desempenho esportivo.

A função dele não é apenas montar uma dieta ideal para os atletas, mas também estudar o condicionamento físico e entender quais são suas necessidades primordiais.

O nutricionista irá acompanhar o IMC do atleta, acompanhando o ganho e perda de massa, procurando a melhor maneira do atleta atingir uma boa forma física.

Outro fator importante de fazer o acompanhamento com um nutricionista esportivo, é poder contar com uma dieta ideal para as suas necessidades esportivas.

Com a dieta certa para o organismo, compatível com a modalidade de esporte praticada, o atleta pode atingir o seu ápice durante suas atividades, sem causar lesões ou perdas pós treino.

Além da nutrição alimentar, o profissional também acompanha o quadro de hidratação do atleta.

O nutricionista esportivo é encarregado de manter o atleta hidratado, estudando a sua capacidade de perda de líquidos (suor) e a quantidade de líquidos que ele precisa para se manter hidratado.

Por fim, ele é capacitado de receitar suplementos que possam melhorar a performasse e o bem-estar dos atletas.

Por mais que existam centenas de suplementos disponíveis no mercado, nem todos são benéficos para à saúde.

O nutricionista esportivo é capacitado para recomendar a suplementação certa, que irá ser importante para o desempenho do atleta em um determinado esporte.

nutricionista esportivo

Preço

O preço da consulta com um nutricionista esportivo depende muito da cidade, estado, onde está localizado a clínica ou o hospital. Nas clínicas de renome, uma consulta pode ser um pouco mais cara, mas existem muitos profissionais independentes que atendem em seus consultórios.

O preço médio de uma consulta com um nutricionista esportivo varia de R$ 50,00 a R$ 300, 00.

Você também deve levar em consideração se o nutricionista oferece retorno após a primeira consulta ou se você terá que pagar pelo retorno.

O ideal é fazer um plano para o acompanhamento de no mínimo 6 meses.

E ai? Gosta desse universo? Então não deixe de ler esse outro texto sobre Exercícios para fazer em casa!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment