Metabolismo lento

Metabolismo lento

Muitas pessoas mesmo fazendo dietas muito restritivas não conseguem emagrecer de jeito nenhum, e assim que voltam a se alimentar normalmente ganham peso muito rápido. Isso acontece com você? Pois saiba que isso pode ser sinal de que você tem um metabolismo lento, e isso pode prejudicar seu corpo de várias formas. Nesse artigo, abordaremos alguns pontos importantes sobre metabolismo lento e como acelerá-lo.

Afinal, o que é o metabolismo?

Embora muito seja falado sobre metabolismo, geralmente quem é leigo no assunto entende essa palavra apenas como a conversão de alimentos em energia. Entretanto, o metabolismo se refere a todas as reações químicas que ocorrem no nosso corpo, seja para apenas nos manter vivos, seja para realizarmos as atividades do dia a dia. Ele é dividido entre estado anabólico, no qual ocorre a formação de compostos pelo corpo, e o estado catabólico, em que há a quebra de compostos.

Sintomas de metabolismo lento

Inchaço abdominal – Isso acontece por vários fatores reunidos em um só sintoma. Os alimentos consumidos demoram bastante a deixar o organismo, prejudicando a digestão e gerando flatulência. A digestão prejudicada também causa desconforto logo após a alimentação, como náuseas e dor; e prisão de ventre, que também causam inchaço abdominal.

Ganho de peso – Como as transformações químicas ocorrem de forma lenta, há muita dificuldade na perda de peso e se engorda com facilidade.

Causas

Genética – Essa é uma das causas mais comuns e incontroláveis de metabolismo lento. Verifique com seus pais e família para ter certeza desse diagnóstico, mas não se deixe à mercê dessa situação pouco favorável, já que é possível acelerar o metabolismo com mudança de hábitos.

Idade – Os músculos queimam por si só muito mais calorias, e com a idade nosso tecido muscular tende se reduzir naturalmente, causando uma queda na velocidade do organismo.

Estilo de vida – Uso de medicamentos, poucas refeições por dia, dietas muito restritivas… Tudo isso pode obrigar o corpo a diminuir a taxa metabólica para gastar menos calorias.

Alimentação – Comer muitas calorias de cada vez, por exemplo, faz o corpo achar que temos muita energia para gastar com a alta de glicose súbita, e já que não é preciso fazer uso de todo esse açúcar, ele é armazenado na forma de glicogênio, diminuindo a taxa metabólica.

Doenças – Certas doenças como diabetes e hipotireodismo fazem com que o corpo diminua a taxa de assimilação metabólica.

Acelere seu metabolismo

Alimentação

Aposte em alimentos que aceleram o metabolismo, como chá verde, gengibre e pimenta. Faça várias pequenas refeições ao longo do dia ao invés de três refeições maiores.

Massa muscular

Mantenha uma rotina regular de atividade física, de preferência aumentando a porcentagem de massa magra em seu corpo. O tecido muscular gasta, sozinho, mais calorias para se manter vivo, e a atividade física faz com que o corpo processe as substâncias mais rapidamente.

Água

É senso comum que muitas reações do nosso corpo necessitam de água, mas a maioria das pessoas deixa de consumir a quantidade necessária. A falta de água desacelera o metabolismo, então se certifique de bebê-la em abundância.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment